Cultura & Lazer Titulo
Banda australiana INXS pode ter vocal brasileiro
Por Marcela Munhoz
Do Diário OnLine
13/04/2005 | 11:07
Compartilhar notícia


Vocalista de banda australiana falando português? Não, não se trata de uma dublagem barata e sim da possibilidade de um brasileiro interpretar e criar músicas, além de substituir o vocalista original, e já falecido, Michael Hutchencedo no tradicional grupo INXS. O paulistano de Osasco CJ Hisamoto, que já tocou em bandas como 'Grilos Barulhentos' e 'Cyberjunkies', está perto de realizar um antigo e, até então, inatingível sonho: ‘ser’ e não apenas ‘curtir’ o ídolo de sua e de muitas adolescências brasileiras. "Eu cresci curtindo os caras", revela CJ, 27 anos.

Não vai ser fácil. Hisamoto pode se consagrar como a mais nova voz da banda se passar nos testes em Los Angeles, no mês de abril, e se for o vencedor de um reality show que começa no verão americano (a partir de julho), no qual, vai concorrer com outros 11 participantes. "É uma responsabilidade muito grande ser o único brasileiro, latino e mestiço a participar do concurso. O Brasil é um país muito carente de ídolos, então quando alguém consegue dar ‘porrada’ nos americanos lá fora, vira celebridade", revela o músico.

Apesar dos grandes obstáculos que ainda estão no caminho do brasileiro, Hisamoto já passou pela primeira seleção, em fevereiro. Depois de sua demo ter caído nas mãos da banda há dois anos, CJ foi chamado para o teste em Londres e, entre 400 candidatos, conseguiu arrebatar a segunda colocação interpretando as músicas ‘Guns in the sky’, ‘I Get up’ e, na final, ‘Devil Inside’. Detalhe: os juizes eram os próprios integrantes do grupo australiano. "Eu já era muito fã do INXS, na verdade, cresci cantando as músicas deles. No teste, trocamos de posição, eu é que estava no palco cantando para eles", conta com orgulho o brasileiro.

Questionado sobre as reais chances de faturar o prêmio - que consiste em um ano de turnê com a banda e a gravação de um CD, com contrato renovável - Hisamoto demonstra-se bastante otimista. "Acho que eu tenho boas chances de vencer. Eles querem pessoas diferentes para a banda. Além disso, os fãs clubes europeus e latino-americanos do INXS estão torcendo por mim", garante.

Reality Show - Dirigido por Mark Burnet, criador dos reality shows 'Survivor' e 'The Apprentice', o programa de televisão da CBS, intitulado 'Rock Star', será exibido para centenas de telespectadores que decidirão quem terá o direito de tomar posse do microfone de Hutchencedo. Além do público, o vencedor terá que cair no gosto da banda e de especialistas da indústria musical para ocupar o cargo ainda vago, já que todos os vocalistas que passaram pelo INXS não conseguiram emplacar qualquer sucesso.

Trajetória – "Não estou fazendo isso por dinheiro, sucesso ou mulheres, mas porque eu amo música. Toco desde os 13 anos de idade", confessa e recorda o paulistano que já sabia o que queria fazer desde pequeno. "Quero ser cantor", dizia CJ aos 4 anos. Mal imaginava ele que um dia, além de cantar, também tocaria guitarra, baixo, piano e saxofone, além de concorrer à uma preciosa vaga de vocalista no INXS.

O único participante brasileiro do concurso, que nasceu em Osasco, começou a andar com os caras de banda do colégio aos 13 anos, na época, escrevia as letras das músicas influenciado por grupos como o próprio INXS, Goo Goo Dolls, Stereophonics, U2, Elvis, Stones e Beatles. Até que um dia, na ausência de um dos vocalistas, foi chamado para 'quebrar um galho'. Gostou da experiência, e tempos depois, reuniu alguns amigos e montou sua primeira banda, 'The Cave Brothers'.

Três anos após sua primeira experiência de palco, Hisamoto foi chamado para entrar no grupo 'Grilos Barulhentos', que entre outros feitos, abriu os shows de Jerry Lee Lewis no Brasil. No Grilos, CJ teve seu primeiro contato com um estúdio e com a mídia, além de gravar seu primeiro CD. Com 22 anos, o brasileiro decidiu percorrer o mundo para melhor desenvolver sua música. Nesta aventura, conseguiu realizar algumas gravações, entre elas as demos feitas no Japão e audições para a Sony Music Japan.

De volta ao Brasil, agora com 24 anos, CJ decide montar uma banda com novos músicos. Trata-se da 'Cyberjunkies', que logo em seu primeiro show, foi convidada a ingressar no cast do selo independente paulistano volume 1. E foi esta demo que acabou chegando nas mãos dos integrantes do INXS que gostaram do que ouviram, tanto que convidaram o brasileiro para os testes em Londres. Assim que recebeu o convite CJ decidiu dar um tempo na banda brasileira e passou a se dedicar inteiramente ao concurso.

Os integrantes da banda e amigos de longa data também se mobilizaram na preparação para o teste de Hisamoto. "O guitarrista Erik ficava comigo no estúdio até as 2h da manhã", agradece CJ que confessa que, no começo, os membros da família - pai bancário, mãe dona de casa, irmão e irmã - não acreditaram muito na história, mas depois passaram a apoia-lo também.

INXS – Antes de começar esta caça por um novo vocal, o grupo musical da Austrália estreou em 1977 e já vendeu mais de 30 milhões de álbuns em todo mundo, além de realizar cerca de quatro mil shows durante 20 anos de sucesso. O INXS conseguiu implacar seis discos no mais importante mercado americano, o top ten da Billboard. O maior hit da grupo foi o disco 'Kick' (1998), que trouxe as melodias 'Need You Tonight' e 'New Sensation'.

Apesar de estar no topo do mercado musical da época, a banda teve um colapso e praticamente paralisou em 1997, quando o vocalista original Michael Hutchence, se suicidou em um hotel de Sydney aos 37 anos, dez a menos do que Hisamoto. De lá para cá, três músicos passaram pelo microfone da banda: Jimmy Barnes, Terence Trent D'Arby e Jon Stevens, este último que durou apenas um ano no cargo. 'Elegantly Wasted' (1997) foi o último trabalho do INXS.

O INXS veio ao Brasil pela primeira vez no 'Rock in Rio 2' (1991), onde reuniram mais de 100 mil pessoas. Três anos depois, ainda com Michael Hutchence no vocal, a banda pousou em terras brasileiras pela segunda vez e tocou para cerca de 80 mil pessoas na turnê entitulada 'Full Moon Dirty Hearts', porém Hisamoto não foi. Ele estava com dinheiro no bolso, mas a carona furou de última hora. E em 2002, já sem o Hutchence e com o temporário Jon Stevens, o INXS fez shows em São Paulo e no Rio de Janeiro. Agora os companheiros de tantos anos de carreira, Andrew Farriss e Kirk Pengilly, não poupam esforços para encontrar, ao redor do mundo, não apenas um novo vocalista para a banda, mas também alguém que substitua um grande amigo e, desta vez, CJ estará lá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;