Internacional Titulo
UE condena plano de Sharon e Bush para Cisjordânia
Da AFP
15/04/2004 | 08:29
Compartilhar notícia


O governo irlandês informou nesta quinta-feira que a União Européia (UE), atualmente presidida pela Irlanda, continua contrária à anexação de parte da Cisjordânia por Israel. A sugestão está presente no plano do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, aprovado na quarta pelo presidente americano George W. Bush.

A UE condena toda mudança unilateral de fronteiras na região. O ministro irlandês de Relações Exteriores, Brian Cowen, disse que a posição européia foi reafirmada pelo Conselho da UE nos dias 25 e 26 de março. Na ocasião, foi divulgado um documento segundo o qual “a União Européia não reconhecerá nenhuma mudança das fronteiras de antes de 1967 (Guerra dos Seis Dias), com exceção das que forem acordadas pelas duas partes”.

Os palestinos manifestaram sua desaprovação pelo apoio dado pelo presidente Bush ao plano de Sharon. Ele prevê a retirada total dos cerca de oito mil judeus da Faixa de Gaza, mas garante a manutenção e o fortalecimento de colônias judaicas na Cisjordânia — que abrigam cerca de 260 mil judeus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;