Política Titulo
Audiências para discutir PPA de Mauá têm pouca participação
Por Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
25/06/2005 | 07:48
Compartilhar notícia


Nem a população e muito menos os vereadores de Mauá está participando das audiências públicas para discutir o PPA (Plano Plurianual) 2006-2009, que estabelecerá as diretrizes e metas da administração pelos próximos quatro anos. Sexta-feira, o encontro contou com baixo quórum: apenas alguns munícipes e quatro dos 17 vereadores - Manoel Lopes (PFL), Rogério Moreira Santana (PT), Irmão Ozelito (PSDC) e Luiz Alfredo Simão (PSDC) - estiveram na Câmara para debater as prioridades do Executivo e apresentação de propostas.

"É uma espécie de orçamento dos próximos quatro anos", define o secretário de Planejamento e Meio Ambiente de Mauá, Sérgio Valente. No debate de sexta-feira, Valente criticou a previsão orçamentária para este ano, feita na gestão de Oswaldo Dias (PT), que considera superestimada. "Está prevista arrecadação de R$ 360 milhões, mas acredito que chegaremos a apenas R$ 300 milhões. Talvez tenha sido feito um cálculo errado no ano passado, não sei. O fato é que não arrecadaremos isso", prevê.

O líder da bancada petista na Câmara, Rogério Moreira Santana, diz que também não sabe o porquê do alegado excesso na previsão orçamentária deste ano, mas acusa a atual administração de não responder requerimentos de informações sobre repasses dos governos estadual e federal e arrecadação de tributos municipais. "Sem isso, não podemos cruzar os dados para saber onde está o problema", justifica.

O parlamentar adianta que o PT terá como prioridade na elaboração do PPA os investimentos em educação infantil e a coleta de esgoto do município. "O PPA tem que atacar firmemente a questão da infra-estrutura da cidade", defende.

O Plano Plurianual é elaborado sempre no primeiro ano de cada mandato e vale pelos quatro anos seguintes. O prazo para votação do PPA é 31 de agosto, e as audiências públicas para discussão acontecerão na primeira quinzena de julho. O próximo debate será nesta terça-feira, às 15h na Secretaria de Educação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;