Internacional Titulo
Mulheres afegãs lutam por seus direitos
Por Das Agências
08/11/2001 | 10:20
Compartilhar notícia


As mulheres afegãs são as primeiras a denunciar as perseguições dos talibãs. Elas não usufruem de direitos fundamentais, vivendo trancadas em suas casas.

Aquelas que conseguem escapara para o Paquistão começam a recuperar sua dignidade. Elas lutam primeiramente para alcançar o direito à educação e à palavra.

"Somos seres humanos, não animais. Temos o direito à educação. Temos o direito de mostrar nosso rosto", reclama Nabila Ali.

Não existem escolas e universidades para as mulheres islamitas. A guerra civil privou o país de dirigentes e intelectuais.

Cerca de 800 afegãs de 6 a 18 anos aprendem na escola de Quetta o que seria banal para crianças ocidentais.

Afegãos, que denunciaram a inexistência de diretos para as mulheres, foram assassinados.

A escola de Quetta oferece ensino gratuito e conta com 22 professores voluntários. O estabelecimento, dirigido pela Shuhada Organization, ajuda afegão que fogem, há cerca de 10 anos, da guerra civil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;