Internacional Titulo Aviso
Coreia do Sul promete abater foguete da Coreia do Norte
Por
26/03/2012 | 02:14
Compartilhar notícia


A Coreia do Sul se prepara para abater o foguete norte-coreano caso ele se desvie para o seu território durante o lançamento previsto para o próximo mês, informou hoje o Ministério da Defesa. Militares sul-coreanos e norte-americanos estão monitorando de perto a atividade na base de Tongchang-ri, disse um porta-voz do ministério, um dia depois de Seul confirmar que o corpo principal do foguete havia sido transferido para o local, no noroeste da Coreia do Norte.

 

Seul teme que o primeiro estágio do foguete, programado para cair no Mar Amarelo, entre a Coreia do Sul e a China, possa cair em seu território. "Estamos preparando medidas para controlar a trajetória do míssil e derrubá-lo se, por acaso, ele se desviar da rota planejada e cair em nosso território", disse o porta-voz, sem dar detalhes. O Japão disse que poderá fazer o mesmo, caso foguete passe por seu território.

 

A Coreia do Norte anunciou que vai acionar o foguete com o objetivo de colocar em órbita um satélite, entre 12 e 16 de abril, para marcar o 100º aniversário do nascimento do líder comunista e fundador do país, Kim Il Sung. O Norte, que possui armas nucleares, insiste que tem o direito de lançar um satélite para fins pacíficos.

 

Os EUA e outros países, contudo, afirmam que o exercício é um teste de míssil disfarçado, e que lançamentos de mísseis balísticos norte-coreanos, para qualquer finalidade, são proibidos pelas resoluções da ONU.

 

O presidente americano Barack Obama, em visita a Seul para uma reunião de cúpula sobre segurança nuclear, disse ontem que o lançamento norte-coreano colocaria em risco uma oferta recente dos EUA de ajuda alimentar para o país asiático em troca do congelamento parcial das atividades nucleares e da moratória nos testes de mísseis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;