Economia Titulo
Contratos com petrolíferas serão enviados ao Congresso boliviano em novembro
Por Da Agência Brasil
31/10/2006 | 18:37
Compartilhar notícia


O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira que enviará ao Congresso Nacional, no dia 13 de novembro, os novos contratos assinados com as 10 empresas petrolíferas que atuam no país. O acordo firmado com a no último final de semana Petrobras está incluído no pacote e também deverá passar pela aprovação do Legislativo.

"Deste modo, conduzimos (o processo) de maneira transparente, pois vocês sabem que os contratos anteriores nunca haviam sido aprovados pelo Congresso e nunca o povo boliviano os conhecia”, disse à Agencia Boliviana de Información (ABI, a agência oficial de comunicação do país). “Os contratos eram totalmente reservados e secretos”.

Segundo a ABI, o presidente enfatizou que, uma vez aprovados, ele marcará uma reunião, se possível com todos os presidentes das empresas, para explicar a importância de acelerar os investimentos no setor, o que favorece as empresas e o Estado.

"Portanto, o próximo ano será o ano dos investimentos, e que oxalá possamos acelerar [esse processo] para que em menos de dois anos tenhamos o gás para cumprir nossos compromissos internacionais tanto com o Brasil como com a Argentina”, afirmou. “Estou seguro de que haverá a compreensão das empresas".

Ainda de acordo com a ABI, Morales afirmou que as Forças Armadas estavam preparadas para “exercer o direito de propriedade” caso alguma empresa não fechasse o novo contrato.

"Se não hovesse novos contratos, com certeza havia uma ampla mobilização de nossas Forças Armadas para exercer o direito de propriedade como em qualquer outro país. Qualquer estado, qualquer governo, tem todo o direito de propriedade sobre seus recursos naturais”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;