Internacional Titulo
Hu Jintao se converte no novo homem forte da China
Por Da AFP
19/09/2004 | 11:41
Compartilhar notícia


O chefe do Partido Comunista e do Estado chinês, Hu Jintao, substituiu o ex-número um Jiang Zemin à frente do exército. Com isso, Jintao se converte no novo homem forte do país.

O plenário do PCC (Partido Comunista Chinês), que terminou neste domingo, aceitou a demissão de Jiang Zemin, 78 anos, da presidência da Comissão Militar Central do partido. Hu Jintao, 61, já o havia sucedido à frente da secretaria geral do PCC em 2002 e da presidência da República em 2003.

A saída de Jiang representa a primeira transferência pacífica do poder desde a fundação do regime em 1949. Sua chegada ao poder, em 1989, ocorreu depois da repressão sangrenta da Primavera de Pequim e da destituição do chefe do partido, Zhao Ziyang.

Os debates em torno da demissão de Jiang foram animados, considerando que ele ainda tem numerosos adeptos na direção chinesa, segundo fontes do partido.

O cargo de presidente da Comissão Militar Central do partido, além de permitir comandar o exército em um regime autoritário, confere enormes prerrogativas nos âmbitos da segurança e da política externa. "Por unanimidade, o plenário estimou que a nomeação de Hu está de acordo com o princípio que determina que o partido disponha do poder absoluto sobre o exército", assinalou a agência oficial Nova China.

O estado de saúde de Jiang, que ao que parece sofre um câncer de próstata, não parece ter sido determinante na decisão de aposentar-se.

No papel, Hu é agora o novo homem forte do país e deve poder avançar mais livremente em sua agenda política. Os observadores se questionam contudo quais são os projetos exatos de Hu, enigmático dirigente de um regime opaco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;