Internacional Titulo
India sofre com epidemias trazidas pelo furacao
Por Do Diário do Grande ABC
04/11/1999 | 12:57
Compartilhar notícia


Centenas de refugiados do furacao que arrasou Orissa, no Leste da India, sofrem com a proliferaçao das epidemias de diarréia e gastroenterite causadas pela água poluída que inunda a regiao.

Quase uma semana depois da catástrofe, milhoes de pessoas continuam sem abrigo, alimentos e água potável nas regioes costeiras do estado, no golfo de Bengala.

O balanço oficial parcial contabiliza 924 mortes, número este que deve ser superior, pois muitos distritos permanecem isolados.

Estas enfermidades gástricas e intestinais afetam especialmente as crianças, informou a Federaçao Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e Meia Lua Vermelha em Bhubaneshwar, capital de Orissa. ``Suas casas estao inundadas e os poços contaminados pela água do mar, de modo que as pessoas sao obrigadas a beber água dos canais, às vezes a menos de cem metros do cadáver em decomposiçao de uma vaca', explicou Patrick Fuller, delegado da Cruz Vermelha.

Muitos distritos continuam recebendo ajuda somente por meio dos helicópteros do exército, uma vez que o acesso rodoviário ou por embarcaçoes é impossível.

Há muitas pessoas acampadas próximo à estrada principal, que atravessa o estado de norte a sul, regiao protegida pelo exército, para impedir o saque de comboios.

Orissa, uma das regioes mais pobres da India, dependerá durante meses de assistência externa, pois inúmeras plantaçoes foram danificadas pela água salina do mar, comentou Fuller.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;