Esportes Titulo
Rio perde corrida da Fórmula Indy
Por Do Diário OnLine
Com Diário do Grande ABC
10/02/2001 | 00:47
Compartilhar notícia


O Rio de Janeiro não vai receber a etapa brasileira da Fórmula Indy- 2001. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela Cart (Championship Auto Racing Teams), entidade internacional que controla a Indy. O motivo para o cancelamento da corrida Rio 200, que deveria ocorrer em 25 de março, é a retirada de verbas destinadas ao evento por parte da Prefeitura fluminense.

A gestão de Luiz Paulo Conde (PFL) havia firmado com a Cart um acordo prevendo investimentos na casa dos U$ 5,5 milhões. Mas o prefeito que assumiu no começo de 2001, César Maia (PTB), não concordou com as quantias estipuladas e a entidade internacional decidiu retirar o evento do Rio.

"Após esgotar todas as possibilidades, infelizmente chegamos a conclusão que não é possível realizar a Rio 200 este ano", diz um comunicado oficial da Cart.

O secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Ruy Cezar, lamentou a decisão da Cart. Ele afirmou que ainda quer realizar a prova na cidade. “Aceitamos pagar US$ 1,1 milhão. Se a Cart aceitar nossas condições, a prova vai acontecer.”

O organizador brasileiro para a corrida no Rio é o ex-campeão da F-1 e da Indy Emerson Fittipaldi. “É uma grande vergonha para o Brasil”, desabafou.

O presidente da Cart, Joseph Heitzle, disse que não entende a decisão do prefeito César Maia de não cumprir o contrato. “Sua atitude, a mais imatura que já vi na vida, pode ter conseqüências ruins para o Rio, que perde um grande evento internacional, e para a própria Prefeitura.” Ele também afirmou que cobrará na Justiça, o estipulado no contrato assinado entre as duas partes.

Dinho Leme, assessor de imprensa da organização da Rio 200, confirmou em entrevista à Rádio CBN que a decisão da Cart é irreversível para 2001, mas afirmou que um novo acordo deve ser firmado para trazer a Indy ao Brasil em 2002.

A Cart não aceitou e a Fórmula Mundial pode parar em Curitiba. O diretor comercial da empresa de Fittipaldi, Evandro Bueno, esteve nessa semana na capital paranaense com o secretário municipal de Esportes da cidade, Rodrigo Martinez. A prefeitura paranaense manifestou interesse em receber a prova. O diretor já visitou o Autódromo Internacional Raul Boesel, de Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e aprovou o circuito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;