Cultura & Lazer Titulo Saga
Para celebrar 'Star Trek'

Evento em Santo André recorda aniversário do primeiro filme da popular série

Gustavo Cipriano
05/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 ‘Vida e longa próspera’. A saudação dos seres vulcanianos trazida por Spock em Star Trek é tão conhecida no cinema mundial que parece ter muito mais tempo de vida do que realmente tem. Em 1979, há exatos 35 anos, era lançado Jornada nas Estrelas – O Filme (Star Trek – The Motion Picture). A obra foi a primeira versão para o cinema da aclamada série de televisão de 1966.

A produção dirigida por Robert Wise trazia Capitão Kirk no comando da nave U.S.S. Enterprise com o objetivo de salvar o planeta. A bordo, também estavam o oficial médico chefe Leonard McCoy e o oficial de ciências meio humano, meio vulcão Spock, grande responsável pelo sucesso da franquia que arrecadou cerca de US$ 140 milhões. Suas orelhas, uniforme e o clássico cumprimento com dois dedos da mão para cada lado são objetos de cópia de milhões de fanáticos até hoje.

Esta cena, aliás, não deve faltar este fim de semana no Grande ABC. No domingo, a partir das 10h, grandes fãs da série de ficção científica estarão reunidos no Paço Municipal de Santo André (Praça 4º Centenário, 1) para um evento criado pelo fã-clube local Trekker ABC Sci-Fi & Cia. “Não é só uma reunião de fãs. Star Trek é um filme que foi muito corajoso em sua época, por, em meio à Guerra Fria, trazer negros, russos, japoneses todos juntos. E ele ainda nos ensina várias lições para as nossas vidas pessoais e profissionais, influenciando as interações em sociedade, então debateremos isso”, diz Luciano Marzocca, integrante do fã-clube e um dos organizadores do evento.

Após a abertura, para comemorar os 35 anos de Jornada nas Estrelas – O Filme, a obra original será exibida, às 10h15. A versão do diretor também terá sessão, no fim do dia, às 15h30. Mesas de debate com especialistas ainda serão feitas para discutir a relação da franquia com a ciência na vida real e com a indústria da cultura.


No meio disso tudo ainda haverá tempo para um concursos de cosplay. Qualquer pessoa que estiver fantasiada de um personagem clássico do cinema, televisão, quadrinhos será bem-vinda. “Em Jornada nas Estrelas é proibido a todas as naves e integrantes da Frota Estelar interferir com o desenvolvimento normal de uma cultura ou sociedade. O filme nos ensina a respeitar a opinião do próximo, qualquer que seja. Então, não há problema. Claro que o foco é em Star Trek, mas diversas franquias estarão presentes”, diz.

O concurso será feito por aclamação e o vencedor levará uma caneca dos 35 anos da franquia, bottons, livros e muito mais. “Terão estandes de artesanato e de caligrafia que, com certeza, ainda proverão Action Figures e outros objetos para o vencedor”.

 

PROGRAMAÇÃO

10h - Abertura

10h15 - Exibição de Jornada nas Estrelas – O Filme (1979)

13h - Debate Jornada nas Estrelas – O Filme e a Ciência na Vida Real

14h - Concurso de Cosplay 

14h30 - Debate Jornada nas Estrelas – O Filme e as Influências nas Transformações na Indústria Cultural

15h30 - Exibição de Jornada nas Estrelas – O Filme (1979), versão do diretor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;