Esportes Titulo Tricolor
São Paulo tenta abafar
crise diante do Grêmio

Equipe espera retomar embalo no Brasileiro; a
partida acontece hoje, às 22h, na Arena Grêmio

da Redação
12/06/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
João Pires/Vipcomm/Divulgação


Nada como uma vitória para animar o ambiente e espantar possível crise. É pensando assim que o São Paulo entra em campo hoje, às 22h, para enfrentar o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor foi surpreendido pelo Goiás por 1 a 0, em casa, na última jornada, e o resultado negativo agitou demasiadamente os bastidores do clube paulistano.


Tudo porque a torcida pediu a saída do técnico Ney Franco e a volta de Muricy Ramalho, tricampeão brasileiro com a equipe. Apesar das críticas, Ney Franco ganhou respaldo da diretoria e permaneceu no cargo. E para seguir normalmente, o treinador sabe que uma vitória hoje trará a tranquilidade necessária até a volta da competição, após a Copa das Confederações. Caso contrário, sua demissão ficará cada vez mais próxima.


Assim como tem feito na maior parte da competição, o treinador vai mudar o time novamente. As alterações surgem no meio campo, que será formado por dois jogadores de criação, responsáveis por servir os três atacantes. Desta maneira, Maicon e Wellington pederam seus lugares para Aloisio e Denilson, respectivamente.


Com a ausência de Thiago Carleto, que rompeu os ligamentos do joelho direito e só voltará aos gramados no ano que vem, o meia Paulo Henrique Ganso vai dividir com o lateral-direito Douglas a responsabilidade de ser o cobrador de faltas da equipe.


A partida pode ser a última de Luís Fabiano com a camisa do São Paulo. Apesar da idolatria que o jogador tem na agremiação, sua saída pode acontecer durante a pausa no Brasileirão. Fabuloso tem propostas do Galatasaray, da Turquia, e do Olympiacos, da Grécia e, pela primeira vez, considera a hipótese de deixar o clube.

GRÊMIO

A desconfiança ronda o Tricolor gaúcho. Após ser derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 0, na última rodada, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo voltou a ser criticada pela torcida. Por isso, o treinador resolveu mudar os titulares.
Os veteranos Elano e Zé Roberto serão escalados juntos. Outra novidade no meio campo será a presença de Adriano no lugar de Fernandinho, que está com a Selelão Brasileira. A dupla de ataque será formada por dois ex-palmeirenses: Kleber, o Gladiador, e Barcos.

Rodrigo Caio defende escolha de esquema único

O clima no São Paulo realmente parece não ser dos melhores entre os jogadores e o técnico Ney Franco. Depois de o atacante Aloísio dizer que o time deveria ter apenas um esquema tático, agora foi a vez do volante Rodrigo Caio defender a utilização de uma só tática durante as partidas.


Segundo o jogador, a continuidade de um esquema deixaria os atletas menos confusos. “Eu prefiro um definido. Sempre comento isso. Até o professor fala com a gente. Isso facilita, ficamos menos confusos na marcação. Mas, no primeiro semestre, ele usou bastante o 4-3-3. É decisão dele, tem de ver quem está melhor”, analisou Rodrigo Caio, que pediu união para que a equipe saia do Sul com uma vitória hoje. “Fizemos bons treinos e precisamos nos unir, quando isso acontece e jogamos como uma família, fica difícil nos vencer”.


Por outro lado, o atacante Osvaldo saiu em defesa do treinador. E salientou que é importante para a equipe ter variedade tática, pois uma segunda opção, em seu entendimento, pode ser a saída para mudar o panorada de uma partida.


“No primeiro semestre, não conseguimos encaixar. Então é bom ter essa variação tática. O Ney Franco impôs, o grupo entendeu, então é um esquema que ele prefere e a gente assimilou bem. É bom ter uma segunda opção, porque na partida a gente pode ter essa variação”, disse Osvaldo.

Há 40 dias sem marcar, Barcos é defendido por Luxemburgo

O atacante Hernán Barcos, criticado constantemente por causa do posicionamento no ataque gremista, ganhou o respaldo do técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador salientou que o Pirata tem total liberdade para entrar na área e, em oportunidade alguma, foi orientado a recuar.


“Uma coisa é a declaração que eu dei sobre ele poder fazer a mesma função de Evair no Palmeiras, de recuar e armar as jogadas realizando o pivô para os companheiros. Outra é eu ter mudado a função dele. Ele sabe que precisa entrar na área. É a característica dele. Isso que se fala são factoides que se criam. Não há isso no ambiente. E surge só após uma derrota. Em momento algum foi tolida a liberdade dele”, disse o treinador.
A reclamação partiu não só apenas dos torcedores. O meia Zé Roberto e o próprio atacante já criticaram o posicionamento. O atacante argentino está há 40 dias sem marcar gols.


“O pior factoide que existe é que nosso ambiente é ruim. Que o Luxemburgo não se dá com Zé Roberto e Elano. Seres humanos divergem. É assim em qualquer lugar. São amigos, temos um ótimo ambiente. Não é proibido divergir. São divergências normais em qualquer meio. O ambiente é totalmente normal” disse Luxemburgo.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;