Tecnologia Titulo
1 em cada 10 gamers já teve sua conta roubada; veja como se proteger
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
08/01/2021 | 14:18
Compartilhar notícia


Um em cada 10 gamers no mundo já teve alguma identificação de conta (ID) roubada enquanto jogava online. O índice, constatado pela Kaspersky em pesquisa realizada com a consultoria Savanta, aponta que quase 180 milhões de jogadores tiveram suas contas capturadas por cibercriminosos. Para o setor, esse número representa um prejuízo de US$ 347 bilhões (cerca de R$ 1,8 trilhão) em nível global.

Ao mesmo tempo em que afetam os desenvolvedores, essas atividades têm ajudado a engordar as receitas do cibercrime, que monetiza as informações roubadas comercializando-as em sites clandestinos. Em junho de 2020, por exemplo, os investigadores da Kaspersky identificaram ao menos quatro famílias de malware que poderiam estar coletando dados confidenciais de contas, como Battle.net, Origin e Uplay.

“Os criminosos encontram muitas formas para coletar esses dados. A principal delas, no entanto, é por meio de ofertas sedutoras de itens exclusivos e jogos piratas encontrados em páginas fraudulentas. Eles conseguem fazer com que os jogadores baixem os malware em suas máquinas ou preencham dados pessoais em esquemas de phishing”, alerta Santiago Pontiroli, analista de segurança da Kaspersky na América Latina.

Além de um risco iminente para jogadores que buscam obter vantagens de maneira ilegítima, o recurso do cheat (ou trapaça) também é apontado pelos próprios gamers com um dos principais problemas no universo dos jogos virtuais: um terço (33%) dos entrevistados afirmou já ter sofrido nas mãos de trapaceiros.

A pesquisa da Kaspersky traz ainda outros dados preocupantes para os gamers mundo afora. Cerca de um quinto (19%) diz já ter sofrido bullying. E todos esses aspectos combinados têm causado estresse e ansiedade em 31% deles, o que contraria o principal motivo pelo qual os jogadores afirmam praticar essa atividade, que seria justamente aliviar a tensão (62%). Outra razão apontada foi a adrenalina que sentem ao jogar (62%) e a amizades que estabelecem (46%).

Leia mais:
Dicionário gamer: os termos mais usados entre jogadores
Em que lugar do mundo é mais barato ser um gamer?
PC Gamer: vejas dicas práticas para montar o seu

“É importante considerar, sempre que for começar a jogar online, a melhor maneira para evitar ou lidar com intimidadores, trapaceiros e hackers. Ao tomar medidas rápidas, você pode deixar muitos desses medos de lado e se concentrar em aproveitar o jogo”, diz Santiago. Para ajudar os gamers, o especialista da Kaspersky oferece sete dicas para jogar na internet com maior segurança:

1. Realize compras nas lojas oficiais: Sempre adquira jogos para PC ou mobile de plataformas conhecidas, como Steam e GOG, ou em sites de desenvolvedores oficiais.

2. Economize de maneira inteligente: Muitas vezes, as lojas oficiais oferecem descontos ou até jogos gratuitos. Porém, muitas ofertas enviadas por e-mail podem ser golpes. Acesse o site do desenvolvedor ou da loja para conferir se a promoção é real.

3. Verifique a política de devolução: Antes de comprar, conheça as regras da loja de devolução de um jogo. Assim, você saberá as medidas caso não curta um título ou ele não funcione em seu dispositivo.

4. Use um cartão exclusivo para compras online: Em vez de vincular um cartão que engloba todas as suas economias, obtenha um cartão de crédito para compras online e estabeleça um limite para ele conforme necessário. Dessa maneira, se criminosos invadirem um site que você usa, não conseguirão pegar muita coisa.

5. Use uma conexão segura: O recomendado é acessar lojas online somente de casa, depois de proteger a rede doméstica adequadamente e usar produtos como as redes VPN.

6. Proteja suas contas: Proteja sua conta do Steam, do Battle.net e de todos os perfis de mídias sociais que você usa para fazer login em lojas de jogos – mas, se puder evitar, não use perfis de redes sociais para entrar em outros sites.

7. Proteja seus dispositivos: Os computadores, smartphones e tablets que você usa para jogar também precisam de proteção. Escolha uma solução confiável, que bloqueia sites fraudulentos e malware, apresenta alertas sobre problemas de segurança e que não atrapalha a jogabilidade. O modo de jogo que você encontra nas soluções de segurança modernas é ativado automaticamente quando se entra no modo de tela inteira para jogar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;