Política Titulo Santo André
Rautenberg e Juliano são cotados a vice de Grana

Vereadores entram no rol de nomes para integrar chapa petista; abertura ampliaria arco

Por Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Os parlamentares de Santo André Roberto Rautenberg (PTB) e Sargento Juliano (PMDB) estão inseridos em lista de possíveis nomes para compor a chapa de reeleição do prefeito Carlos Grana (PT) no pleito de 2016. Os vereadores são cotados ao cargo, nos bastidores, diante da proposta de agregar votos e ampliação do arco de alianças. O projeto petista contabiliza hoje 12 partidos na coligação. O posto de número dois do Paço é ocupado hoje pela vice Oswana Fameli (PRP), que mantém boa relação com o chefe do Executivo.

Rautenberg encabeça o rol em caso de o plano avançar pela troca na chapa. O parlamentar entrou como alternativa frente ao resultado obtido na eleição do ano passado, quando foi candidato a deputado federal – embora não tenha alcançado votação suficiente para se eleger, ele angariou surpreendentes 42 mil sufrágios, sendo 13,7 mil na cidade. Apesar de integrar legenda que faz parte da bancada de oposição, o vereador possui proximidade com o governo. Viu projeto aprovado, por exemplo, de criação de coordenadoria de proteção animal. Não estaria descartada mudança de sigla para efetivar eventual acordo.

Lideranças do PT já declararam abertamente proposta para contar com o PTB no projeto, união que seria inédita no município. Grana tem trânsito com o presidente paulista da sigla, deputado estadual Campos Machado, que deixou nas mãos da municipal decidir o caminho no páreo, sem vetar a aliança. A direção petebista local, no entanto, resiste à ofensiva. Diante da situação é que Rautenberg poderia sair da legenda rumo a outra agremiação que esteja na órbita de apoio ao prefeito. Rautenberg não foi localizado para comentar o assunto.

Juliano admitiu, recentemente, o interesse em postular o posto de vice no ano que vem, porém ponderou que ainda não há acordo com nenhum partido político. Atualmente, o peemedebista compõe a ala de sustentação ao Paço. O vereador amealhou 8.551 votos em 2012, sendo o mais votado no Grande ABC na disputa por cadeira na Câmara. O potencial eleitoral é um dos principais atributos. Contudo, a relação entre PT-PMDB na esfera nacional corre risco de azedar chance de ajuste em Santo André.

O secretário de Governo, Arlindo José de Lima (PT), evitou entrar na questão. Falou que ainda é cedo para tratar de vice, entretanto, enalteceu a atuação dos dois parlamentares. “O Juliano sempre tem votação expressiva. O Rautenberg é novo e também bem lembrado nas urnas, teve resultado considerável no ano passado, com bandeira importante (animal). Ambos caberiam em qualquer chapa como vice. Eles possuem musculatura (política) para isso, mas nós não fizemos essa conversa, que ficará apenas para 2016.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;