Setecidades Titulo Esportes radicais
Parque da Juventude sofre com abandono

Falta de manutenção por parte da Prefeitura
de S.Bernardo deixa equipamentos interditados

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
21/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Half pipe fechado desde setembro de 2013, estruturas esportivas sem operação em decorrência da falta de manutenção, sistema de ventilação parado e sanitários quebrados e impróprios para uso. Atualmente, o cenário de abandono toma conta do Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo.

Maior complexo de esportes radicais da América Latina e o terceiro maior do mundo, com 21 mil m², o parque recebeu a última reforma e ampliação em 2007, na época entregue pelo então prefeito William Dib (na ocasião no PSB, hoje PSDB). De lá para cá, o cenário da área – que é um dos principais pontos de encontro para jovens na cidade – é de abandono.

O half pipe – estrutura em forma de ‘U’ destinada a prática de desportos radiciais – é o exemplo mais claro do descaso. Sem manutenção, o local foi tomado por fungos por baixo das madeiras e fechado em setembro de 2013. Após deixar o espaço abandonado durante meses sem nenhuma obra, a Prefeitura garantiu a entrega do equipamento para o mês passado, fato que não ocorreu até a presente data.

Tetracampeã mundial da modalidade vertical, a skatista Karen Jonz, 30 anos, é uma das esportistas e usuárias do parque que lamenta a situação. “Teve má vontade antes de eles fecharem a pista para manutenção. Muitas vezes queríamos limpar o half pipe, mas os funcionários não deixavam. Só que eles também não faziam nada. Foi péssimo ver tudo se degradar.”

A esportista destaca que o local era usado por muitos como ponto de treinamento para competições internacionais. “Quando a pista foi entregue, era de ótima qualidade. Sempre treinei aqui. Depois parece que entramos em um período obscuro com a deterioração do espaço.”

Presente ao evento de entrega da reforma do espaço em 2007, o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) visitou o local na sexta-feira e ressaltou o descaso da administração pública com o parque.

“O atual governo do prefeito Luiz Marinho (PT) trata o jovem da cidade sem prioridade. Isso já foi demonstrado quando ele teve atitude de cortar a merenda das crianças e agora, com o Parque da Juventude, que está se deteriorando. Podemos ver diversos equipamentos em condições precárias.”

 Procurada pelo Diário, a Prefeitura de São Bernardo limitou-se a dizer que a “ reinauguração do half pipe está agendada para o dia 26, às 10h”. Referente aos demais questionamentos, a administração municipal disse que as informações serão passadas durante a realização do evento.

Visitantes reclamam de equipamentos fechados

Opção de lazer para crianças e adolescentes, o Parque da Juventude Città Di Maróstica, em São Bernardo, tem decepcionado famílias que buscam na área formas de entretenimento na cidade. A interdição ou falta de suporte de diversos equipamentos tem frustado quem passa pelo local.

A parede de escalada, por exemplo, é um dos casos. O equipamento encontra-se em situação precária devido a falta de boulders, equipamentos de segurança em boas condições e agarras soltas nas paredes.

Usuários também pontuam que a tirolesa do parque – na qual as pessoas deslizam suspensas por cordas instaladas no alto de uma torre metálica até uma rampa de madeira distante cerca de 200 metros – está fechadas há meses. Em alguns trechos foi possível ver a ferrugem da estrutura se decompondo.

“Nunca consegui usar a tirolesa desde que frequento o lugar. Ela sempre está fechada”, reclama o estudante Guilherme Conde, 16 anos.

O também estudante Bruno Dias, 17, que frequenta o espaço para andar de skate, afirma que o parque poderia ser melhor. “O espaço de bike cross também está fechado há um bom tempo. Tem muita coisa legal nessa área que poderia ser usada e não é.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;