Interação Titulo Interação
E teve até Toré

Mas se você me perguntar o que de fato é isso? Não... não sou eu que posso lhe contar

Carlos Ferrari
24/11/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Mas se você me perguntar o que de fato é isso? Não... não sou eu que posso lhe contar. Mas, sim, de acordo com o que aprendi, a gente não precisa aprender, simplesmente se lembrar daquela dança que um dia aprendemos a dançar.

No fim de uma capacitação intensa junto a trabalhadores, usuários e gestores da Assistência Social em Campina Grande, tudo o que sabíamos e sentíamos era que algo havia acontecido com intensidade. Angústias, perguntas, conteúdos compartilhados e debatidos, respostas propostas, sonhos contados e divididos foram alguns dos ingredientes que nos fizeram ter a clareza de que retornávamos para casa diferentes. Todas as falas, os sorrisos, encenações finais e o nosso Toré deixavam claro para quem pudesse ou quisesse ver que ali, mais que um grupo de alunos e professores atomizados pelos seus compromissos e interesses do cotidiano, o que se tinha de fato era unidade e sinergia. A força de nosso canto final mostrava aos passantes e a nós mesmos que éramos todos parte de um ideal a ser celebrado e constantemente perseguido.

João Batista do Espírito Santo Júnior é militante, pernambucano, trabalhador da Assistência Social e dono de protagonismo conquistado a partir de liderança exercida enquanto jovem, durante caminhada construída pelo Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua. Naquele dia, Júnior era nosso colega, integrante da equipe de facilitadores, com a responsabilidade de discutir Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Junto com Rose, Júnior chegou de Jaboatão dos Guararapes, assumiu a maior oficina do evento e construiu, ao lado da colega eleita para desempenhar a missão e as dezenas de alunos de sua turma, uma proposta de apresentação final que terminava no jardim.

De repente estávamos em roda. Eu, paulista desconfiado, já fiquei imaginando: “Qual será a dinâmica que o Júnior escolheu para fechar?” Poderia ser mais uma das tantas que já aprendemos e aplicamos nessas aulas pelo Brasil. Os dois já haviam me dito na noite anterior que rolaria um Toré. Sem saber o que poderia ser, decidi não perguntar, pois nada melhor para conhecer que a própria experiência vivenciada.

Em meio à roda, Júnior começou nos lembrando das formigas. Falava da velha lição que elas nos passam por meio da sua fragilidade individual e da força enorme adquirida quando decidem estar juntas. Depois veio a música. “Pisa, pisa, pisa, pisa bem ligeiro, quem não pode com a formiga não assenta o formigueiro.” Iniciando lentamente em sentido horário, todos batendo juntos e forte o pé direito no chão. Cantoria mais ritmo ganharam em poucos segundos um peso de dar inveja a Bill Order e Tony Iommi, mesmo em seus anos de maior criatividade nos tempos de Black Sabbath.

Para alguns que estavam lá, aquilo pode ter sido uma brincadeira; para outros parte da conclusão da oficina; para mim, particularmente, uma verdadeira tradução do que cantou Engenheiros do Hawai. “Somos quem podemos ser, sonhos que podemos ter”. Pode ter certeza, vale perguntar para o Google e pedir para o Youtube um pouco mais de informações, sons e imagens sobre a beleza do Toré e todo o potencial dessa dança na construção da indianidade de vários povos e tribos desse País.

Seguimos adiante na luta por um Suas (Sistema Único de Assistência Social) cada vez mais forte.

* Carlos Ferrari é presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), faz parte da diretoria executiva da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) e é atual integrante do CNS (Conselho Nacional de Saúde). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;