Setecidades Titulo
Piscinão de S.Caetano já tem data para construção
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
10/11/2002 | 19:25
Compartilhar notícia


As obras do futuro piscinão de São Caetano, ao longo da avenida Guido Aliberti, devem começar em fevereiro e ficar prontas ainda para o verão da virada de 2003 para 2004. O piscinão, de R$ 8,3 milhões, será construído pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e, até o fim deste mês, o edital de licitação será publicado pelo governo estadual. O acerto abre espaço para uma ampla reformulação urbana na região do bairro Cerâmica voltada para a avenida.

O cronograma para a construção do primeiro piscinão de São Caetano foi divulgado na sexta-feira pelo secretário estadual de Energia e Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce, em entrevista ao Diário. "Depois dessa etapa (publicação da licitação), as empresas concorrentes deverão entregar as propostas de orçamento num prazo de 30 a 40 dias, e as obras deverão ser iniciadas em fevereiro e estar prontas para o próximo verão, antes das chuvas."

O piscinão irá ocupar uma extensão de 1,9 mil m na avenida Guido Aliberti, entre as ruas Barão de Mauá, Baraldi e Almirante Delamare, às margens do ribeirão dos Meninos. O reservatório terá 57 mil m² de área e largura de 30 m, com capacidade para cerca de 235 mil m³ de água.

"Não temos mais nenhum impedimento. A Prefeitura de São Caetano assinou há cerca de um mês o termo de compromisso de concessão de terreno para a construção do reservatório. Aguardamos para os próximos dias a aprovação da liberação da verba de R$ 8,3 milhões pelo Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição), que financiará o reservatório", disse Arce.

A proposta do projeto básico do piscinão foi apresentado pela Duohma (Diretoria de Obras, Habitação e Meio Ambiente) da Prefeitura de São Caetano. A obra irá acabar com as sucessivas enchentes nos bairros São José e Jardim São Caetano.

Para permitir a construção, foi feita uma permuta de terrenos que envolve a Prefeitura, a empresa Magnesita e a Eletropaulo, e foi preciso aprovar no mês passado um projeto do Executivo na Câmara Municipal.

Segundo o diretor de Urbanismo, Obras, Habitação e Meio Ambiente de São Caetano, Júlio Marcucci Sobrinho, o acerto foi necessário para adequar a área ao piscinão. Com isso, as torres de uma linha de alta tensão da Eletropaulo que cortam a área da Magnesita, onde será construído o futuro pólo tecnológico e centro empresarial Cerâmica, serão transferidas para a Guido Aliberti. Em troca, a empresa cede a faixa externa do terreno, o que vai permitir o prolongamento da rua Fernando Simonsen até a avenida, que muda de lugar por causa do piscinão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;