Internacional Titulo
Bush diz que são muitas as violações do Iraque
Por Da AFP
14/09/2002 | 14:35
Compartilhar notícia


"São muitas, muitas", afirmou neste sábado o presidente americano, George W. Bush, a propósito das violações das resoluções da ONU pelo Iraque, ao mesmo tempo que indagou se a ONU manterá no futuro sua razão de ser.

"Chegou o momento de se ocupar do problema", disse Bush em Camp David, a residência presidencial ao norte de Washington, onde se reuniu com o premiê italiano, Silvio Berlusconi.

Bush insistiu em que o presidente iraquiano, Saddam Hussein, tinha violado 16 vezes as resoluções do conselho de segurança das Nações Unidas. "Não uma vez. Não duas vezes. Dezesseis vezes", insistiu.

"Ele desafiou a ONU. A ONU lhe disse depois da Guerra do Golfo que tinha de fazer o que o mundo esperava dele. E 16 vezes a desafiou", repetiu.

A questão, segundo o presidente americano, é saber se "a ONU estará em condições de agir como uma organização independente encarregada de manter a paz quando entramos no século XXI, ou se terá perdido sua razão de ser". "É isso o que não demoraremos a saber", continuou.

"É preciso dar uma nova oportunidade à ONU para que demonstre que serve para algo", disse.

"Lembrem do que eu disse em meu discurso na ONU: é tempo de se ocupar desse problema. Devia esclarecer isto. É o que acabo de fazer", insistiu Bush.

O presidente americano afirmou na Assembléia Geral, quinta-feira, que uma ação militar contra o Iraque seria "inevitável" se a ONU não conseguisse desarmar o governo de Bagdá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;