Setecidades Titulo
Desabafo: jovem quer participar mais
Por Thiago Silva
Especial para o Diário
13/09/2007 | 07:18
Compartilhar notícia


Os alunos das Escola Estadual Clothilde Martins Zanei, no Jardim Santo André, em Santo André, querem ser ouvidos. O desabafo surgiu quarta-feira, durante o Desafio de Redação, promoção do Diário e da Universidade Imes.

Eles aproveitaram o tema Minha cidade no amanhã para se manifestar. Escreveram que existem muitos jovens inteligentes na cidade, mas que não são aproveitados corretamente. Pediram mais projetos culturais em Santo André voltados aos adolescentes que possam ocupá-los e tirá-los da criminalidade.

“Parece que os governantes não sabem investir o dinheiro corretamente. A cidade pode melhorar”, disse Jéssica Santos Lima, 15 anos, da 1º série do Ensino Médio.

Núbia Matos Ramos, 17, disse que as pessoas precisam começar a pensar agora para almejar uma cidade melhor no futuro. “O amanhã somente se transformará com o bom proveito do hoje”, escreveu a aluna do 3º ano.

Ela também reclamou do desempenho das escolas públicas. “O conteúdo de um semestre, por exemplo, é passado em um mês pelo professor”, revelou a estudante, que admitiu sonhar com a bolsa de estudo integral oferecida pela Universidade Imes ao melhor texto entre os estudantes do terceiro ano participantes do Desafio de Redação. “Seria ótimo cursar toda a faculdade sem pagar nada.”

Aluno da 8ª série do Centro Educacional Etip, de Santo André, Lucas Siebra, 14 anos, escreveu em sua redação que os estudantes precisam ter mais respeito com as escolas. “Eles reclamam do ensino, mas destroem salas de aula, picham as paredes e até batem em professores. Nós precisamos fazer a nossa parte e não apenas esperar dos governantes.”

Hoje, o Desafio estará em 12 escolas de Santo André e duas de Mauá. Veja a lista abaixo (Supervisão de Lola Nicolás)

SANTO ANDRÉ
Colégio Nóbilis

Avenida João Ramalho, 437, Centro

EE Doutor Américo Brasiliense

Praça IV Centenário, 7, Centro

EE Odylo Costa Filho

Rua Min. Calógenas, 459, Vila Alpina

EE Camilo Peduti

Avenida Martim Francisco, 1884, Jardim das Maravilhas

Centro Educacional Paineira

Avenida do Pinhal, 171, Camilópolis

EE Joaquim Lucio Cardoso Filho

Rua Saquarema, 145, Jardim Alzira Franco

EE Professor Amaral Wagner

Rua Avaré, 170, Vila São Pedro

EE Professora Miquelina Pedroso Magnani

Rua Thomaz Palau, 71, Parque Andreense

EE João Baptista Marigo Martins

Estrada do Pedroso, 3989, Parque Miami

EE Professora Cristina Fitipaldi

Rua Guarani, 237 – Valparaíso

Sesi 094

Rua Campos do Jordão, 204 - Vila Clarice

EE Doutor Felicio Laurito

Rua Arizona, 113, - Parque Novo Oratório

MAUÁ
Sesi 397

Rua Salvador Rico, 55, Jardim Adelina

EE Maria Aparecida Damo Ferreira

Rua Rosa Bonini Mariani, 190, Jardim Guapituba



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;