Nacional Titulo
Número de transplantes aumenta no país
Do Diário do Grande ABC
06/12/1999 | 09:43
Compartilhar notícia


O número de transplantes de todos os tipos realizados no Brasil subiu 20% em relaçao aos registrados em 1998, mas ainda há uma fila de 24 mil pessoas à espera de órgaos. A previsao do Brasil é fechar 1999 com 2.300 transplantes de rins, 400 de fígado e 100 de coraçao. Ao dar a informaçao, o conselheiro e ex-presidente da Associaçao Brasileira de Transplantes de Orgaos Valter Garcia disse que ``está ocorrendo uma melhora nos transplantes no país, embora de forma ainda muito lenta'.

A dificuldade de obtençao de doadores ainda é o principal problema para a realizaçao de transplantes no Brasil. A média de doadores por grupo de milhao de habitantes subiu de 2,8 para 3,5 pessoas em 1999. Mesmo assim, é muito inferior à média de outros países, de até 20 doadores em cada grupo de milhao de pessoas.

O índice mundial mais significativo é o da Espanha, que alcançou em 1999 a média de 33 doadores por um milhao de pessoas. Isso se deve, segundo Valter Garcia, a uma estrutura que inclui uma organizaçao nacional de transplantes e sistemas de captaçao de doadores nos 17 estados e em todos os hospitais. É essa a estrutura que Valter Garcia sonha ver adotada de forma mais aperfeiçoada no Brasil. O país dispoe de política nacional de transplantes, executada pelo Ministério da Saúde, e um fundo financeiro de R$ 170 milhoes neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;