Política Titulo Novo chefe da Saúde
Só há ingerência quando não existe competência, diz Atila

Sem citar Márcio Chaves, prefeito faz discurso com ataques a antecessor

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
08/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com discurso duro e nitidamente direcionado ao ex-secretário de Saúde de Mauá Márcio Chaves (PSD), o prefeito Atila Jacomussi (PSB) empossou ontem o novo titular da Pasta, o médico nefrologista Ricardo Burdelis, como antecipou o Diário em fevereiro.

Sem citar o nome do pessedista, que trocou o governo mauaense para chefiar a Saúde de Santo André em dezembro, Atila alfinetou as justificativas utilizadas por Márcio Chaves de que deixou o cargo por, entre outros motivos, ingerências no posto. “Só existe ingerência quando não há compromisso com a competência. Aí o prefeito tem de sair da cadeira (para intervir) porque é o prefeito que é escolhido pelo povo. Irei intervir em qualquer secretaria quando as coisas não estiverem no modelo certo, de acordo com o plano de governo”, disparou Atila.

Questionado se a escolha pelo ex-prefeiturável de Mauá foi equivocada, Atila foi mais incisivo. “Quando você aposta nas pessoas, acredita que elas vão vir realmente para fazer o melhor trabalho. A chegada do Márcio foi uma aposta, achávamos que ele conseguiria desenvolver nosso plano de governo. Infelizmente não conseguiu. Não dava para esperar. O povo quer resposta.”

Antes de falar com jornalistas, Atila também recheou o discurso com cutucadas ao ex-aliado. “Fomos a única administração (da região) que inaugurou equipamento de Saúde pública. Tomara que levem para outras cidades a experiência que algumas pessoas tiveram no curto período que passaram pela Secretaria de Saúde de Mauá”, disse, em clara referência à atuação de Chaves à frente do programa QualiSaúde, no governo do prefeito andreense Paulo Serra (PSDB).

Atila também enalteceu Burdelis, alegando que o novo secretário é “técnico” e que ficará no cargo até “o último ano do mandato, que será de oito anos, se Deus quiser”. Em sua fala, o novo titular da Pasta não demonstrou preocupação com possíveis ingerências. “Vou ter autonomia, mas a Saúde não é só responsabilidade da secretaria, mas de todo o governo”, frisou Burdelis, que até o começo do ano atuava como diretor na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Desde a saída de Márcio Chaves, o setor era gerido interinamente por Rogério Babichak, titular de Assuntos Jurídicos.

Além do secretário, o socialista oficializou o ingresso de Antônio Carlos Marques, como superintendente do Hospital Doutor Radamés Nardini. Quarto mandatário do equipamento em cerca de um ano, Antônio Carlos substituirá Vanderley da Silva Paula, que havia pedido demissão em novembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;