Cultura & Lazer Titulo
Governo terá site com lista de crianças desaparecidas
Por Da Agência Brasil
15/11/2002 | 10:15
Compartilhar notícia


Pela primeira vez, o governo vai disponibilizar, pela Internet, listas de crianças desaparecidas e encontradas em todo o país. A partir da primeira semana de dezembro, o site do Ministério da Justiça terá um portal específico para isso.

Pelo site, será possível denunciar o sumiço dos menores. Bastará preencher uma ficha de cadastro, que estará disponível no portal, com o nome da criança ou do adolescente, o estado onde desapareceu, a data, a descrição de como estava vestida e, se tiver, uma foto. A denúncia seguirá para a delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente do estado, que verificará a ocorrência. As denúncias confirmadas vão entrar para a lista dos desaparecidos.

O portal também vai listar as crianças e adolescentes localizados. Muitas vezes, eles são encontrados em outro estado, ou desmemoriados e, por falta de uma rede de comunicação, não voltam para casa porque a família nem sabe que foram achados. O sistema vai ser útil também para oferecer, ao governo, estatísticas de quantas crianças sumiram no Brasil inteiro e quantas foram encontradas, o que indicará onde há necessidade de mais investimentos.

Os delegados de Proteção da Criança e do Adolescente dos estados é que vão alimentar a rede com as denúncias que confirmarem. Por isso, eles estiveram em Brasília, esta semana, num encontro promovido pelo Departamento da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, onde receberam instruções técnicas de como operar o sistema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;