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Banda larga no Grande ABC não é 100%
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
21/09/2008 | 07:10
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O acesso de banda larga no Brasil tem crescido gradativamente. Mas em algumas regiões, ainda não é o desejável. Aqui no Grande ABC, tanto o Speedy - da Telefônica, quanto a Net estão presentes, mas os usuários não estão satisfeitos com os serviços prestados.

A Net oferece banda larga nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, e diz ter uma ampla cobertura nestas cidades. Mas, muitos moradores afirmam que em bairros centrais e até mesmo nobres ela não se encontra. Foi o que aconteceu com Thiago Rodrigues Siqueira, de 21 anos, que mora em Diadema. Depois de quatro anos com problemas com a conexão do Speedy ele resolveu mudar para a Net. Só que não conseguiu porque sua rua ainda não tinha cobertura. "Hoje mudei para a banda larga móvel e ainda economizo R$ 20 por mês. Por enquanto não tive problemas", explica.

A assessoria de imprensa da Net informou que o percentual de cobertura varia de 50% a 100%, dependendo da cidade. No Grande ABC onde não há 100% a empresa afirma que tem planos de expansão em estudo para o próximo ano. Esses projetos estão na fase de levantamento de campo e análise.

A assessoria da Telefonica garante que a cobertura do Speedy é de 90% em cada cidade da região. Entretanto não há como auferir esses percentuais, uma vez que a companhia não oferece dados que confirmem tal cobertura. A empresa possui atualmente, 2.300 milhões de clientes no Estado de São Paulo, em 407 municípios. Em junho de 2007 tinha 1,8 milhão e em junho desse ano subiu para 2,3 milhões,representando crescimento de 8,7%.

Reclamações - Para não ter problemas com o plano de banda larga, os consumidores precisam ficar atentos às ofertas feitas pelas empresas. Segundo Marta Aur, técnica do Procon, é preciso ver a velocidade que o plano oferece, o tipo de contrato, a cobertura, entre outros detalhes. "É muito comum adquirir isso em pacotes e muitas pessoas não prestam atenção nisto", afirma. Em 2007 a Telefônica foi a campeã em reclamação no Procon. Boa parte dessas reclamações é decorrente do Speedy.




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