Economia Titulo
Argentina pode reativar exportação de carros para Brasil
Das Agências
18/01/2002 | 00:10
Compartilhar notícia


As empresas do setor automotivo argentino mostraram nesta quinta-feira confiança na reativação, a partir de fevereiro, das exportações para o Brasil, embora admitam que a produção nacional continuará a 10% de sua capacidade.

A declaração foi feita pelo presidente da Associação de Fábricas Automotivas (Adefa), Luis Ureta Saenz Peña, reconhecendo que a desvalorização de 29% do peso provocada pelo governo argentino em 6 de janeiro, "permite estar em melhores condições de competitividade".

A produção de automóveis na Argentina caiu 30,60% em 2001, em relação a 2000, e as vendas registraram uma queda de 42,40%, em comparação ao ano anterior, segundo dados da Adefa.

Ao final de uma reunião com o ministro argentino da Produção, José Ignacio de Mendiguren, Saenz Peña garantiu que o governo dará às empresas do setor 350 milhões de pesos (US$ 250 milhões) em bônus, para compensar as dívidas do plano de subvenção em vigor na gestão do ex-presidente Fernando de la Rúa (1999-2001).

"As exportações para o Brasil podem ser retomadas em fevereiro dado o espírito manifestado pelas autoridades argentinas e brasileiras", disse Saenz Peña.

A indústria automobilística, uma das mais dinâmicas da economia argentina, é uma das mais afetadas pela recessão de mais de 43 meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;