Esportes Titulo Luto
Ramalhão se despede de Jairo Livolis

Presidente mais vitorioso da história do Santo
André morre 5 dias após clube comemorar 50 anos

Marcela Munhoz
24/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 O Santo André perdeu ontem um dos principais personagens da sua história. Morreu, aos 74 anos, o presidente Jairo Aparecido Livolis, vítima de parada cardiorrespiratória. Dirigente com mais conquistas pelo clube, ele será velado hoje, a partir das 7h, no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, em Santo André. O enterro está previsto para às 14h, no Cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo.

Há alguns meses Jairo lutava contra problemas de saúde que o deixaram bastante debilitado. O quadro se agravou nas últimas semanas. Por conta do período hospitalizado, ele foi ausência sentida no coquetel de comemoração pelos 50 anos do Santo André, realizado segunda-feira, no poliesportivo do Jaçatuba.

Não é exagero dizer que Jairo Livolis doou grande parte da vida ao Santo André. Assumiu como presidente pela primeira vez em janeiro de 1992 e passou 18 anos e oito meses como mandatário do clube – atualmente, devido justamente aos problemas de saúde, estava licenciado do cargo, sendo substituído pelo vice, Sidney Riquetto. Ele ainda foi vice-presidente nos dois mandatos de Celso Luiz de Almeida, de 2007 até 2013.

As principais conquistas do Santo André tiveram participação efetiva de Livolis. Foi ele quem concluiu a obra do poliesportivo do Jaçatuba – cinco meses depois da sua posse –, que deu suporte ao time de futebol, elevando o patamar do Ramalhão. Também na gestão dele o clube lançou o Projeto Jovem Santo André, em 1997, que gerou frutos ao time profissional e proporcionou sustentação para a tríplice coroa conquistada em 2003 – Campeão da Copa São Paulo de Juniores, da Copa Estado e o acesso para a Série B do Brasileiro.

Sob seu comando, o Ramalhão conquistou seu principal título, a Copa do Brasil, em 2004, quando derrotou o Flamengo em um Maracanã lotado. A surpreendente conquista credenciou o clube do Grande ABC a disputar a Copa Libertadores, em 2005. Sua última conquista foi o título da Série A-2 do Paulista em 2016.

Jairo deixa a mulher Miriam, os filhos Severo, Eduardo, Ana Cristina e Emerson, além dos netos Carol, Luís Filipe, Bruno e Fernanda.

 

Dirigente recebe várias homenagens
Assim que surgiu a notícia da morte de Jairo Livolis muitas pessoas ligadas ao esporte manifestaram pelas redes sociais apoio aos familiares e pesar pelo ocorrido. O jogo entre São Bernardo e Manthiqueira, pela Segunda Divisão do Paulista, teve um minuto de silêncio no intervalo, fato raro, e o presidente também foi lembrado antes do duelo Santos e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

Um dos principais companheiros em sua trajetória profissional, Celso Luiz de Almeida, atual presidente do conselho deliberativo, estava consternado. “Ele dedicou sua vida ao Santo André. Foi meu parceiro durante os últimos 25 anos, tínhamos diferenças, mas sempre nos entendemos. Ele deixa legado de amor ao clube e muitos ensinamentos”, disse.

Sérgio do Prado, ex-diretor de futebol, também prestou sua homenagem. “Pessoa extremamente inteligente e simples, avesso a política e desprovido de vaidade. Tinha como característica a simplicidade e eficácia. Devo a ele tudo que construí em minha vida profissional no futebol”, ressaltou.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) também lamentou. “Uma grande perda para nossa cidade e em especial para o querido EC Santo André. A dedicação vocacionada, a paixão do Jairo pelo clube se refletiu na sua trajetória como presidente mais vitorioso da história do Ramalhão. Meus sinceros sentimentos à família. Vai deixar saudades.”

O técnico Sérgio Soares agradeceu o dirigente. “Jairo foi muito importante na minha vida, na transição de jogador para treinador, sou grato a ele, estou sentido com sua morte”, comentou.

Os ex-jogadores Julio César, Alexandre, Adauto, Jorginho, Sandro Gaúcho, as torcidas organizadas do clube também publicaram homenagens. Presidente do São Bernardo FC, Edinho Montemor, lamentou. “Foi um grande dirigente. Polêmico, dedicado e apaixonado pelo Ramalhão”, disse.

Show que faz parte das celebrações pelos 50 anos do clube, marcado para hoje, às 14h30, no poliesportivo do Jaçatuba, vai ocorrer normalmente. Homenagem ao presidente está programada.

* Colaborou Dérek Bittencourt.


“Foi grande perda. Jairo era uma pessoa séria e queria sempre o melhor para o clube. Tivemos ótimo relacionamento.
Vai fazer muita falta.”
JORGINHO, ex-atleta e técnico do Água Santa

“Só tenho a agradecer por ter me trazido ao Santo André, sempre tivemos bom relacionamento. Sinto muito pela notícia, peço a Deus que conforte os familiares.”
SANDRO GAÚCHO, campeão da Copa do Brasil

Além de presidente, o Jairo era um amigo, torcedor do clube e estava sempre presente. Foi ele quem exigiu que cantássemos o hino antes dos jogos e isso ficou marcado na minha vida.” JÚLIO CÉSAR, goleiro campeão da Copa do Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;