Vereador sugere companhia regional de Mobilidade
O tema reascende a velha discussão de integração do monitoramento do tráfego na região
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
18/11/2013 | 07:28
De olho nos problemas crônicos de trânsito e transporte do Grande ABC, o vereador de São Caetano Pio Mielo (PT) conseguiu apoio de 100% da Câmara e encaminhou ofício ao Consórcio Intermunicipal para criação da Cemu (Companhia de Engenharia e Mobilidade Urbana do Grande ABC).
O tema reascende a velha discussão de integração do monitoramento do tráfego na região. “Questões como mobilidade devem ser resolvidas de maneira conjunta. Não adianta querer olhar só para o próprio umbigo. Temos de ter um compartilhamento de informações e soluções entre as sete cidades do Grande ABC”, argumentou o petista.
A competência do órgão seria de organizar ações conjuntas na região para solucionar de maneira rápida problemas de congestionamentos. O parlamentar utiliza dados do Ipea (Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada), os quais mostram que 54% dos domicílios brasileiros possuem veículos privados. Além disso, o texto prevê que a central concentre a produção de projetos no setor. Por exemplo, um plano de mobilidade regional.
O ofício do petista reacende a discussão feita em quase todas as administrações desde a criação do Consórcio para que se estabeleça uma central de monitoramente do tráfego. A medida sempre foi debatida de modo enérgico, porém, nunca chegou a sair do papel.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: