Economia Titulo
Centro de empregos de Diadema tem 4 mil vagas
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
25/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Mesmo após Diadema perder 6.800 empregos no auge da crise, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Diadema encerrou o período, entre outubro de 2008 e julho de 2009, com saldo de 2.199 profissionais inseridos no mercado, fatia que corresponde a 32,3% dos postos perdidos. O balanço de 2009 aponta 2.955 postos criados com meta de atingir 4.000 neste ano.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da cidade, Luis Paulo Bresciani, acredita que a recuperação no número de vagas será percebida em meados do segundo semestre. "Neste ano teremos a chance de retornar ao nível de emprego visto em setembro de 2008, quando começou a crise internacional", afirma.

O setor de serviços deverá puxar o volume de contratações formais ao longo deste ano, sendo que a indústria também terá um papel importante, já que diversas empresas sinalizaram planos de expansão. Muitas delas buscam o Centro Público para ofertar vagas e, em média, três candidatos disputam cada posto de trabalho.

Bresciani relata que a equipe de captação do Centro estreitou o contato com as empresas da cidade e da região divulgando serviços. Entre as seleções realizadas no ano passado, destacam-se as do Shopping Praça da Moça, com a aproveitamento de 45% das 933 vagas, e para as lojas TodoDia, da rede Walmart, em que 46% das 142 vagas captadas foram preenchidas.

De acordo com o secretário, uma das principais razões para as reprovações nos processos seletivos é a baixa escolaridade dos candidatos. Diante da constatação, serão incrementadas oficinas executadas pelo POT (Programa de Orientação para o Trabalho). "Investir na melhora do nível dos candidatos, melhora o aproveitamento das capacitações", afirma Bresciani. Atualmente, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Diadema tem 190 mil profissionais e dez mil empresas inscritas.

O POT oferece oficinas de Matemática, Português e dinâmicas, ensinando participantes a se comportar durante entrevista, além de elaborar currículo e atualizar conhecimentos gerais dos candidatos. No total, 210 trabalhadores da região foram capacitados para atuação no comércio e em serviços.

SERVIÇOS - O Centro Público emitiu 1.034 carteiras de trabalho no ano passado. A rede também fez ações itinerantes de cadastramento de profissionais no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no Sindicato dos Químicos do ABC, Casa Beth Lobo e Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;