Cultura & Lazer Titulo Música
Duelo de mutantes

Mulher de Arnaldo Baptista troca farpas com Sérgio Dias e mostra que mágoas não foram superadas

Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
10/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Trinta e cinco anos após o último disco de inéditas - o progressivo Tudo Foi Feito pelo Sol - , os Mutantes planejam o lançamento mundial do CD Haih para 8 de setembro, pelo selo norte-americano Anti-Records. Mas a boa notícia vem acompanhada de duas notas dissonantes que marcam a atual fase da banda, capitaneada pelo guitarrista Sérgio Dias.

Apesar de o grupo ser uma instituição do rock nacional, o disco - cujo título significa corvo na língua shoshone do Estado de Nevada, nos Estados Unidos - não tem data para chegar às lojas brasileiras.

Além disso, declarações recentes de Dias sobre Lucinha Barbosa, mulher do integrante fundador dos Mutantes e irmão do músico, Arnaldo Baptista (que deixou o conjunto pela última vez em 2007), mostram que antigas mágoas não foram superadas.

"A moça que toma conta dele cortou nossa comunicação. Infelizmente, ela não permite que eu fale com ele. Como está sob tutela e guarda dela, não quero entrar com os dois pés no peito e gerar um transtorno na vida do Arnaldo", disse o músico em entrevista a um site.

A reportagem tentou contatar Dias, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.

Em 1982, Arnaldo atirou-se do terceiro andar da ala psiquiátrica do Hospital do Servidor Público, na Capital. Desde então, vive com sequelas mentais e sob os cuidados da mulher em um sítio na cidade mineira Juiz de Fora.

Ainda conforme Dias, Lucinha teria proibido o marido de tocar em quatro shows que encerraram a turnê inglesa de 2007. A cantora Zélia Duncan, que substituiu Rita Lee na volta dos Mutantes, a partir do show realizado em maio de 2006, no Barbican Theatre, em Londres, saiu da banda no mesmo período para retomar a carreira solo.

OUTRO LADO - Na época em que se desligou dos companheiros, Arnaldo alegou cansaço, por conta das sucessivas viagens, e manifestou desejo de dedicar-se a projetos individuais. Mas em entrevista exclusiva ao Diário, Lucinha mostra versão bem diferente e rebate as acusações de Dias. "Abandonamos a turnê em Londres porque passamos fome, carregamos peso e ainda nos deixaram sem hotel. Não recebemos o cachê até hoje. Tivemos que gastar do próprio bolso para esperarmos o voo de volta", afirma.

Ela acusa o guitarrista de oportunismo e de boicotar o irmão. "Além de não permitir que o Arnaldo tocasse outros instrumentos e pudesse ter uma participação maior, ele sabotou em todos os sentidos. Agora, nem pedindo desculpas de joelhos".

Lucinha garante que a gravadora responsável pelo lançamento do CD e o DVD ao vivo do grupo produzidos no Barbican desinteressou-se pelo material inédito, assim que soube da mudança na formação do grupo. "A Sony desistiu de gravar o novo disco, pois Mutantes sem Arnaldo não existe. Temos a carta da Sony. É mais fácil ele (Dias) me culpar que assumir sua total falta de habilidade para se relacionar com o Arnaldo. Quem tudo quer, tudo perde."

NA INTERNET - Doses de psicodelia e rock progressivo não faltam à canção Teclar, primeiro single de Haih, que está disponível na internet.

"A cartomante uma carta me desse/ Eu queria que o rei viesse. Eu me casava contigo no Dia de Reis/ Mas a feiticeira é do mal", diz um dos trechos da letra. Segundo o líder da banda, Sérgio Dias, o álbum traz colaborações do mestre tropicalista Tom Zé, de Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos.

Além do band leader, o grupo conta com Dinho Leme (bateria), Bia Mendes (vocal), Fábio Recco (backing vocal), Vinícius Junqueira (baixo), Simone Soul (percussão), Henrique Peters (teclados) e Vitor Trida (teclados). Em 2008, o conjunto lançou a faixa Mutantes Depois.

Desde a volta

Maio de 2006
Os Mutantes retornam aos palcos, após 33 anos inativos, para show no Barbican Theatre, em Londres. No palco, a banda conta com Arnaldo Baptista e Zélia Duncan e realiza performance histórica.

Janeiro de 2007
Depois de retomar as atividades, os Mutantes fazem a primeira apresentação no Brasil, no Parque da Independência, em São Paulo, para cerca de 80 mil pessoas.

Setembro de 2007
Zélia diz que pretende cuidar da carreira e deixa os Mutantes. Arnaldo sai na mesma época, alegando cansaço e desejo de realizar projetos individuais.

Abril de 2008
Sérgio Dias mantém a banda e lança a faixa Mutantes Depois. Na ocasião, já falava do disco com material inédito, com lançamento previsto para setembro. No Brasil, ainda não há data definida.

Junho de 2009
Estreia o documentário Loki - Arnaldo Baptista, cinebiografia do músico, dirigida por Paulo Henrique Fontenelle.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;