Economia Titulo
Membros do BoJ alertam que mercado pode ficar volátil
Por
06/11/2013 | 01:21
Compartilhar notícia


A ata da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) realizada nos dias 3 e 4 de outubro indicou que os membros do conselho discutiram os potenciais efeitos adversos nos mercados globais causados por uma possível mudança na política monetária dos Estados Unidos. Os possíveis impactos sobre qualquer mudança de postura do federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ganharam destaque na ata.

Alguns membros afirmaram que agora ficou mais difícil de prever quais serão os próximos passos do Fed em relação à política monetária. Os membros acrescentaram que "é necessário prestar atenção para o risco de que os mercados poderiam voltar a ser altamente voláteis, dependendo do rumo da política monetária dos Estados Unidos."

Alguns membros também observaram que, se a especulação sobre as perspectivas da política monetária norte-americana aumentarem, as economias emergentes podem sofrer mais saídas de fundos.

O encontro ocorreu após o Fed surpreender os mercados por não começar a reduzir o seu programa de compra de ativos avaliado em US$ 85 bilhões durante a sua reunião de 18 de setembro.

Após a reunião de política monetária de outubro, o conselho de nove membros decidiu por unanimidade manter a sua política de aumentar a base monetária em 60 trilhões de ienes a 70 trilhões de ienes. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;