Internacional Titulo
Bush inspira uma avalanche literária nos EUA
Por Da AFP
05/08/2004 | 13:53
Compartilhar notícia


A menos de três meses antes das eleições americanas, cerca de 50 obras sobre o presidente republicano, George W. Bush, a maioria delas hostis, chegam às livrarias. O próprio Bush faz piada a respeito da quantidade de livros que estão lhe dedicando. "Quem diz que não fiz nada pela economia, deveria ver o que fiz pela indústria editorial", ironizou.

Nos primeiros seis meses de 2004, várias obras sobre Bush chegaram à lista das mais vendidas. "The Price of Loyalty" ("O preço da lealdade"), um testemunho crítico do ex-secretário do Tesouro Paul O'Neill, que compara Bush com "um cego cercado de surdos", foi um dos grandes sucessos editoriais da primeira metade do ano.

"Against All Enemies" ("Contra todos os inimigos"), escrito por Richard Clarke, um ex-alto funcionário da luta antiterrorista, tornou-se best-seller pouco depois do lançamento. Em suas páginas, Clarke acusa o governo Bush de subestimar a ameaça terrorista antes dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Entre os livros que chegam às livrarias esta semana está "All the President's Spin" (algo como "Todos os assessores do presidente"), que considera a equipe de conselheiros de comunicação da Casa Branca como a mais agressiva da história.

Alguns livros prometem entrar rápido na lista dos best-sellers, entre eles "Chain of Command: The Road from 9/11 to Abu Ghraib" (Cadeia de comando: de 11 de setembro a Abu Ghraib), cuja publicação está prevista para 21 de setembro. Seu autor, o jornalista Seymour Hersh, lembra os abusos cometidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.

Também há grande expectativa em torno de "What we've lost: America under the Bush Administration" (O que nós perdemos: Estados Unidos sob a administração Bush), do redator-chefe da revista Vanity Fair, Graydon Carter, e "Bushworld: Enter at Your Own Risk" (O mundo de Bush: entre por conta própria), da colunista do The New York Times, Maureen Dowd.

E a tudo isto se soma uma biografia muito crítica de Bush,"The Family: The Real Story of the Bush Dinasty" (A família: a verdadeira história da dinastia Bush), que chegará às livrarias no dia 14 de setembro.

Mas para Bush, nem tudo são críticas: está previsto o lançamento de pelo menos dois livros elogiosos antes da convenção republicana que será realizado no dia 30 de agosto a 2 de setembro em Nova York. "A Matter of Character" ("Uma questão de caráter") chegará às livrarias no dia 9 de agosto, e "Thank You, President Bush" (Obrigada, presidente Bush), no dia 30 de agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;