Economia Titulo
Brasil é convidado a reforçar vínculos com a OCDE
Por Da AFP
16/05/2007 | 11:07
Compartilhar notícia


A OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) convidou o Brasil e outros quatro países - África do Sul, China, Índia e Indonésia - a fortalecer os vínculos com o fórum, mas sem chegar a uma adesão. O anúncio foi feito pelo presidente da reunião anual da OCDE, o ministro da Economia espanhol Pedro Solbes.

"Os países da OCDE concordaram em convidar Chile, Estônia, Israel, Rússia e Eslovênia a iniciar discussões para que sejam membros da organização e ofereceu um compromisso reforçado, com vistas a uma possível adesão, a Brasil, China, Índia, Indonésia e África do Sul", afirmou Solbes em um comunicado.

O Brasil está presente em vários comitês da OCDE desde os anos 90 e tem uma cooperação com a organização até mais intensa que o Chile, mas nunca pediu sua entrada formal no fórum.

"Corresponde aos países decidir de maneira soberana a velocidade com que desejam acessar à OCDE, e se realmente querem fazê-lo", disse o secretário-geral da organização, o mexicano Ángel Gurría.

Brasília nunca pediu a entrada formal na OCDE, nem parece estar interessada em fazer a solicitação, com o objetivo de privilegiar sua posição como líder dos países menos favorecidos, sobretudo nas negociações comerciais.

Para os analistas, o Brasil prefere manter a posição de líder dos países pobres do que estar na retaguarda do "clube dos ricos", como a organização também é chamada.

A OCDE tem 30 membros, incluindo o México, seu único integrante latino-americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;