Setecidades Titulo
Consumidor leva especialidade láctea achando ser requeijão
Vanessa Selicani
Especial para o Diário
11/09/2007 | 07:19
Compartilhar notícia


O requeijão que você leva para casa pode ter mais gordura vegetal que queijo. A embalagem é parecida e o gosto também, mas muita gente leva para casa a chamada especialidade láctea, pensando tratar-se do tradicional e verdadeiro creme de queijo.

O similar também é feito à base de leite, mas com adição de gordura vegetal, amido ou algum outro ingrediente que dê sabor. O problema, segundo a pesquisadora do Tecnolat (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Laticínios) Ariene Fernandes Van Dender, são as informações nas embalagens, já que o produto pode ser chamado de requeijão cremoso apesar de não ser.

“O objetivo foi e continua sendo alcançar outras faixas de consumidores, as de menor renda. O que seria legítimo, não fosse a semelhança entre as embalagens do requeijão autêntico e da especialidade láctea”, diz Ariene.

Popular - Os requeijões e similares também estão abandonando as embalagens de vidro, famosas por se transformarem em copos, após o consumo do produto, para a maioria dos consumidores.

Hoje, 60% das opções disponíveis no mercado já são em embalagem plástica, diminuindo o preço do produto. E os potes de 250g passaram a ter apenas 200g.

Ariene, que é autora de um livro sobre o assunto, conta que as vendas de especialidades lácteas aumentaram em até 7% em uma rede de supermercados pesquisada. “Em 2003, a produção de requeijão cremoso chegava a 30 mil toneladas. É possível que haja diminuição por causa da entrada dos similares”, conta.

Outro fator que contribuiu para a popularização foi a diminuição do preço em até 9%. com isenções concedida pelo governo aos fabricantes de laticínios em 2006. (Supervisão de Adriana Gomes)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;