Política Titulo
Senado aprova projeto e acaba com sessões secretas na Casa
Por Do Diário OnLine
27/09/2007 | 13:45
Compartilhar notícia


O plenário do Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira um projeto de resolução que acaba com as sessões secretas em votações de processos de cassação de mandato. A aprovação da proposta era uma das condições colocadas pelos partidos de oposição ao governo para desobstruir a pauta de votações da Casa.

O projeto ganhou força depois da sessão no último dia 12 de setembro no plenário do Senado, quando o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), em uma sessão secreta e com votação secreta, foi absolvido da acusação de ter contas pessoais pagas pela Construtora Mendes Júnior – no caso a pensão de uma filha que teve em um relacionamento extraconjugal com a jornalista Mônica Veloso – e escapou de ter seu mandato parlamentar cassado.

Agora, o PSDB e o DEM, que ‘colaboraram’ com a base aliada e votaram na noite de quarta as cinco MPs (Medidas Provisórias) que trancavam a pauta do plenário, querem que seja dada prioridade à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas em qualquer tipo de sessão no Congresso Nacional.

Ao contrário do fim das sessões secretas, a questão das votações secretas ainda não é consenso no Parlamento brasileiro. O próprio presidente do Senado afirmou na quarta que a votação secreta foi uma conquista da democracia.

Já os líderes da oposição do Senado, como o tucano Arthur Virgílio (AM) e o democrata José Agripino Maia (RN), acreditam que a aprovação da PEC dará mais transparência às votações realizadas na Casa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;