D+ Titulo
Menino também tem que caprichar na roupa
Por Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/06/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Chegou convite da festa de 15 anos da garota mais pop da escola. As meninas ficam alucinadas para conseguir o vestido mais bacana, além do sapato, acessórios, maquiagem, cabelo. Mas, e os meninos? Basta pegar qualquer terno e tudo bem? Não é assim. Nem que você seja um simples convidado e não participe da valsa, é preciso pensar com carinho no traje que vai usar. O aniversariante espera por isso, faz parte das regras de etiqueta.

Pesquisas indicam que a maneira como uma pessoa está vestida influencia a avaliação sobre ela nos quesitos responsabilidade, eficiência e até inteligência. Roupa também é um tipo de comunicação visual, a tal da body language. Claro que não precisa ser tão radical, mas não custa seguir o que a sociedade pede em cada ocasião.

A primeira dica para decidir o que escolher é reparar no que diz o convite. Geralmente, em festas de 15 anos, formaturas e casamentos pede-se traje social. Nesse caso, o terno é a única opção. "Da mesma forma que as meninas têm sempre um vestido preto básico no armário, os meninos também devem investir em um terno que sirva para várias ocasiões", indica Elizângela Gomes, professora de moda da Sigbol Fashion. O valor é em torno de R$ 300.

Os ternos escuros - preto, grafite e azul-marinho - são coringas. O grande segredo para um modelo bacana é que esteja alinhado com o tamanho da pessoa. Nada de pegar roupa emprestada do pai ou do primo. Cada corpo é de um jeito. Os modelos mais modernos são os slim (chamados também de fit ou skinny), mais rentes ao corpo, como os usados por Taylor Lautner e Joe Jonas. Só tome cuidado para não ficar muito apertado.

Tem também os clássicos, mais quadrados, com padronagem risca-de-giz e até os feitos com outros tecidos, como veludo cotelê, como o do Drake Bell. Independentemente do modelo, não esqueça de deixar o último botão sem abotoar.

Suspensórios e coletes também podem ser usados, já que estão na moda, desde que o visual não fique muito exagerado. "A produção em excesso não é legal. Há eventos de todos os padrões. Procure investigar onde vai ser e como vai ser", completa a especialista, que recomenda: "Se não vier indicado no convite, é educado ligar para o aniversariante e perguntar o que deve ser usado."

 

Da cabeça aos pés - Tênis, jeans e camiseta jamais devem ser usados em eventos formais. No pé, o ideal são os sapatos sociais. Os pretos combinam com tudo e podem ser encontrados com bico fino, quadrado e de amarrar. A escolha depende do gosto e estilo de cada um. Tenha também meia social. "Jamais use branca. O que se pede é que combine com a cor do sapato ou com a cor da calça", alerta Elizângela Gomes.

Visual completo da cabeça aos pés, missão cumprida. E a pergunta que não quer calar: pode se desfazer do aperto da gravata e do paletó durante a festa? "Pode, mas com classe e só na hora de ir para a pista. Pendure o paletó na cadeira, tire a gravata e guarde-a (nada de amarrá-la na cabeça), dobre as mangas e abra os primeiros botões da camisa. Também não custa nada reforçar o desodorante e ter um lencinho no bolso para limpar o suor", ensina a especialista, que dá dica para as meninas também. "Sei que é difícil, mas aguente firme e não tire nunca os sapatos. Tem de ficar elegante do começo ao fim da festa." Mulher sofre até nessas horas!

 

Camisa, gravata e sapato fazem parte - Está engando se pensa que só o terno basta. Para não ir sempre com o mesmo estilo em todas as festas, a opção é trocar de camisa. Há varias cores e estampas, o segredo é combinar com a gravata. As mais clássicas são as brancas e em tons de azul, as modernas são lilás e cor-de-rosa. "A dica é escolher uma gravata um tom mais escuro do que a camisa", explica a professora Elizângela Gomes (observe como o visual do ator Cory Monteith ficou apagado por causa da gravata branca).

Não adianta fugir da gravata, que completa o visual (aprender a fazer o nó será útil por toda vida). Há grande variedade, inclusive no modelo slim. As borboletas também estão em alta por causa do estilo geek (como o do Kevin Jonas), mas precisam ser usadas com cuidado. Já as com estampa de bichos e animações devem ser abolidas .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;