Política Titulo COADJUVANTE
PPA Regional de Marinho fica em 2º plano no Consórcio
Por Rogério Santos
do Diário do Grande ABC
05/02/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


A elaboração de um PPA (Plano Plurianual) Regional virou mero coadjuvante, ontem, na segunda reunião do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A proposta, de autoria do prefeito de São Bernardo e presidente da entidade regional, Luiz Marinho (PT), foi ofuscada pela discussão de projetos de Moblidade Urbana.

A criação do PPA Regional foi uma das promessas de âmbito geral de Marinho durante a campanha. Na época, o petista refutava assumir o comando do Consórcio, mas voltou atrás após ser indicado pelos demais chefes de Executivo.

Nos quatro anos de seu primeiro mandato, o petista nunca ocupou a presidência do bloco regional. Agora, ele tem a responsabilidade de fazer o projeto sair do papel.

"Vamos organizar um debate para construção do PPA Regional. Qual o desejo (dos prefeitos) para 2014, 2015, 2016 e 2017? Faremos um calendário junto com os municípios", disse Marinho.

Essa é mais uma proposta para discussão das demandas como Saúde, Educação, Mobilidade e outros gargalos regionais, que são resolvidos somente com atuação conjunta.

Criado em 1990, o Consórcio contabiliza alguns avanços, mas ainda não se consolidou como fórum regional deliberativo. Uma possibilidade de fortalecer a frente de prefeitos é incluir um oitavo assento na entidade, ocupado por representante do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ou do prefeito da Capital, Fernando Haddad (PT), que vai presidir o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano.

"Esse é um debate que iremos fazer. Ao meu ver, não se trata de ter um representante da Capital ou do governo do Estado, mas ter uma agenda organizada, seja com um ou com outro, para tratar os problemas da região", considerou o petista.

O ex-prefeito de Diadema Mário Reali (PT), que presidiu o Consórcio entre janeiro de 2011 e junho de 2012, deve ter esse papel. Ele pode ser designado por Haddad para dialogar com os 39 municípios da Grande São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;