Economia Titulo Em São Bernardo
Mercedes-Benz dá férias coletivas a 600 funcionários

Trabalhadores ficarão 12 dias em casa por causa da falta de peças para a produção

Por Nilton Valentim
Do Diário do Grande ABC
25/02/2022 | 00:03
Compartilhar notícia
Denis Maciel/ DGABC


A Mercedes-Benz informou que colocará 600 trabalhadores das áreas de eixos, câmbio e caminhões em férias coletivas, na planta de São Bernardo, em razão da falta de componentes eletrônicos. Os metalúrgicos ficarão fora da fábrica por 12 dias, de 14 a 25 de março. Há possibilidade de que outro grupo entre em coletivas no fim do mês.

Segundo a empresa, “em razão da crise global de abastecimento de semicondutores, irá ajustar sua produção de caminhões na fábrica de São Bernardo”. A nota diz ainda que a montadora “tem adotado alternativas junto à cadeia brasileira de suprimentos e ao grupo Daimler Truck mundialmente para enfrentar os desafios diários de abastecimento de peças, situação sem precedente na indústria global”.

O coordenador do comitê sindical na Mercedes-Benz, Sandro Vitoriano, destaca que a representação dos trabalhadores vem acompanhando e dialogando com a empresa sobre a flutuação da produção e que a perspectiva do mercado de caminhões era maior que ano passado. 

“No fim de janeiro a Mercerdes estava discutindo jornadas adicionais e contratações para atender o volume de produção, mas depois de alguns dias e com o agravamento da falta de peças já houve cortes no volume e a empresa sinalizou que haverá férias coletivas. Com o aumento da demanda, nossa pauta também era para colocar mais trabalhadores na empresa”, conta. 

Vitoriano também apontou que o crescimento previsto para este ano é fruto de uma demanda reprimida em consequência da pandemia da Covid-19, da aceleração das exportações geradas pelo agronegócio e da antecipação das compras provocadas pelo Euro 6, conjunto de normas regulamentadoras sobre emissão de poluentes para motores diesel.

O diretor executivo do sindicato, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou que a decisão evidencia a necessidade urgente de uma política industrial para preservar e gerar empregos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;