Memória Titulo
Carlos Gomes: reacende o debate

Interessantes e pertinentes as observações do Sr. Reinaldo Toledo...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Interessantes e pertinentes as observações do Sr. Reinaldo Toledo, de Santo André, na Palavra do Leitor (15-2-2013). Elas abrem um bom debate e se constituem em pauta para Memória. Sr. Reinaldo afirma, taxativamente, que não se conhece o arquiteto que projetou o Cine Teatro Carlos Gomes. Também não sabemos o nome, mas é possível descobrir. Basta procurar o processo da então denominada Prefeitura de São Bernardo referente ao ano da construção, entre 1926 e 1927.

Caso o processo tenha sido incinerado, ainda é possível descobrir cópia do mesmo, no setor de microfilmagem da municipalidade. Creio, mesmo, que existam originais da planta no Cadastro Fiscal da Prefeitura.

Não tínhamos arquitetos estabelecidos em Santo André naquele tempo. Mas tínhamos construtores devidamente licenciados. Seus nomes estarão no livro referente aos 75 anos da Associação Comercial e Industrial, a Acisa. E um deles pode ter sido o responsável pela planta do Carlos Gomes: Antonio De Faveri, Ângelo Vezzá, Arduino Novella, Conrado Bassanello e Hermenegildo Martins.

Claro que respeitamos o ponto de vista do missivista. Mas sempre defenderemos a preservação e revitalização do Cine Teatro Carlos Gomes. Ele não tem beleza plástica ou arquitetônica. Muitos o consideram um caixotão. Suas duas fachadas foram destruídas. Mas este prédio da Senador Flaquer marcou gerações. Foi frequentado por trabalhadores e autoridades, artistas e lideranças econômicas e sindicais. Sediou o Clube Atlético Rhodia. Foi palco de grandes carnavais; de noitadas de gala; de banquetes maravilhosos. Serviu de apoio ao movimento revolucionário paulista de 1932. Promoveu sessões beneficentes, inclusive durante a 2ª Guerra Mundial. Marcou a estreia e/ou recitais das nossas orquestras municipais. Houve belíssimos programas de calouros em seu palco-auditório, como se dizia. Foi capa de um livro lindíssimo do artista plástico Walter Bevilacqua chamado E o Nome dela?.

Mais de tudo, o Carlos Gomes é o cinema de Santo André, por isso o mais importante do mundo, um dos mais antigos espaços cinematográficos do Brasil. E sua revitalização pode sair a custo zero, nesses tempos de parceria entre o poder público e a sociedade civil. Basta vontade política.

Não vamos sepultar um dos últimos exemplares da história operária da eterna Santo André. Vamos valorizar as 23 mil assinaturas pela sua preservação entregues solenemente ao prefeito Brandão e referendadas pelo prefeito Celso Daniel. Vamos contar a história do Carlos Gomes e fazer justiça aos antepassados e aos queridos frequentadores das Sessões do Amendoim e às simpáticas frequentadoras das Sessões das Moças. Sem saudosismo, por favor.

Não percam 
A história dos Filhos da Caridade no Brasil. A diferença entre os padres de ontem e os padres de hoje. Os nossos padres operários. O Evangelho contado na sua plenitude. O legado deixado pelo padre Alfredinho, que morava numa favela em Santo André. Os prefeitos igrejeiros: Grana, Marinho e Donisete. Em pauta: dom Nelson, frei Sebastião e a Rádio Milícia da Imaculada.
A Semana José Mahon começa amanhã, aqui em Memória.

HOJE 
Dia Nacional do Rotary.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 23 de fevereiro de 1983 - nº 5.142
Manchete - Maxidesvalorização compromete dívidas dos municípios. Delfim Neto, ministro do Planejamento, defende medida e prevê mais empregos

EM 23 DE FEVEREIRO DE...
1938 - Fundada a Associação Comercial e Industrial de São Caetano.

NAS ONDAS DO RÁDIO
Estadão AM (700) e FM (92,9) - Notas e notícias do acervo do jornal O Estado de S. Paulo. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Hoje: das 6h às 7h; 23h às 24h; amanhã, das 17 às 18h; 20 às 21h.
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: banda do trompetista Charlie Spivak e os cantores Della Reese e Bobby Darin; amanhã: banda On The Air, com gravações da Era do Swing, nos anos 1930 e 1940. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Um programa sobre a Rede da Legalidade, que foi um movimento armado ocorrido após a renúncia de Jânio Quadros, quando ministros militares ameaçaram não permitir a posse de João Goulart. O movimento nasceu no Rio Grande do Sul, sob o comando de Leonel Brizola. Movimento armado em defesa da legalidade constitucional. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: Jessica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Toscana no Riacho
Exposição idealizada em Florença para a comemoração dos 150 anos da unificação da Itália. Organizadores: professores Valentino Baldacci e Cosimo Ceccuti. Local: Biblioteca Machado de Assis, Riacho Grande, São Bernardo. Endereço: Avenida Araguaia, 284. Visitação: até 4/3, de segunda a sexta, das 8h às 17h; aos sábados, das 8h às 13h. Apoio: Círculo Italiano de Riacho Grande.

SANTOS DO DIA 
Policarpo, Romana e Sereno.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2013.
NOSSA SENHORA DAS NAÇÕES
Fonte - Paróquia Santíssima Virgem, Jardim do Mar, São Bernardo. Pesquisa e reprodução fotográfica: Tom Lima.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Maria Carolina Rodrigues, 99. Natural de Jurema (SP). Dia 20. Cemitério Curuçá.
Maria de Lourdes Vasconcelos, 88. Natural de Gimirim (MG). Dia 20. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.
Maria da Gloria Mariano, 85. Natural de Cunha (SP). Dia 19. Cemitério Curuçá.
Glodoaldo Rodrigues, 80. Natural de Santos (SP). Dia 20. Cemitério Curuçá.
Julia Rosalina dos Santos Silva, 77. Natural de Picui (PB). Dia 20. Memorial de Indaiatuba (SP). 
João Garzini Filho, 73. Natural de Itanhaem (SP). Dia 19. Cemitério da Saudade, Vila Assunnção.

SÃO BERNARDO
Maria Aparecida de Araújo Gomes, 96. Natural de São Paulo (SP). Dia 21, em Santo André. Cemitério Vila Euclides.
Lauro Gligani, 86. Natural de São João da Barra (SP). Dia 19, em Santo André. Jardim da Colina.
Alzira Bueno Ribeiro, 81. Natural de Santo André. Dia 21, em Santo André. Jardim da Colina.
Luzia de Araújo Marques, 78. Natural de Onda Verde (SP). Dia 20, em Santo André. Jardim da Colina.
Rubens Tomaselli, 73. Natural de São Bernardo. Dia 19. Cemitério de Vila Euclides.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Ana Rodrigues Gonçalves, 98. Natural de Bragança Paulista (SP). Dia 17.
Francisco Pisani, 90. Natural de Limeira (SP). Ontem.
Shizuko Kiyomoto, 89. Natural do Japão. Ontem.
Rubens Mathioli, 80. Natural de Cabrália Paulista (SP). Ontem. 

MAUÁ
João Felix Martins, 72. Natural de Monte Aprazível (SP). Dia 19, em santo André. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES
José Bernardo da Silva, 82. Natural de Dores do Turvo (MG). Dia 19, em Santo André. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;