Internacional Titulo
Papa defende uso de crucifixos em meio a polêmica na Itália
Por Da AFP
29/10/2003 | 12:08
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II defendeu, nesta quarta-feira, o valor do símbolo da cruz após a polêmica suscitada na Itália por uma decisão judicial que determinou a retirada dos crucifixos de uma escola pública.

Durante a audiência geral, o papa convidou um grupo de jovens peregrinos a "construir a civilização do amor", para a qual a cruz é "um símbolo eloqüente, fonte de luz, de consolo e de esperança para os homens de todos os tempos".

As declarações são feitas em meio a uma polêmica sobre o uso de crucifixos nas escolas italianas. Adel Smith, 43 anos, se converteu ao Islã em 1987 e atualmente é dirigente da controvertida União muçulmanos da Itália. Ele obteve na última quinta-feira o aval do tribunal da província de Aquila, em Roma, para que fossem retirados todos os crucifixos da escola primária onde estuda um de seus filhos.

A hierarquia da Igreja Católica italiana se pronunciou contra a decisão e alegou que duas leis de 1924 e 1927 autorizam a presença dos símbolos do catolicismo nas escolas.

O ministro da Justiça italiano, Roberto Castelli, membro da Liga do Norte, ameaçou o juiz Mario Montanaro, 33 anos, de sanções disciplinares pelo que considerou uma "sentença anormal".

A prefeita da cidade, Annarita Coletti, teve que intervir esta quarta-feira para acalmar os ânimos e anunciou que os crucifixos não serão "retirados imediatamente", contrariando o pedido do advogado de Smith.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;