Internacional Titulo
Timor Leste: Xanana Gusmão confirma candidatura à presidência
Das Agências
23/02/2002 | 15:40
Compartilhar notícia


O herói da independência do Timor Leste, João Alexandre (Xanana) Gusmão, confirmou oficialmente nesta sábado que será candidato à presidência do ex-território indonésio.

Gusmão lidera uma coalizão de 10 partidos políticos, segundo um observador estrangeiro da comissão eleitoral da capital do Timor Leste, Dili.

O registro da candidatura na comissão eleitoral teve o bispo de Dili, Carlos Ximenes Belo e vários embaixadores estrangeiros como testemunhas.

Xanana Gusmão foi o líder da guerrilha que resistiu à ocupação indonésia no ex-território português. Em novembro de 1992, ele foi preso pelo governo de Suharto, e condenado a 20 anos de prisão, acusado de subsversão. Gusmão foi libertado em setembro de 1999, oito dias depois de o Timor Leste votar sua separação da Indonésia. Os timorenses o reconhecem como um herói da resistência local ao domínio indonésio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;