Economia Titulo
Delphi Packard troca a Argentina pelo Brasil
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 13:15
Compartilhar notícia


A filial da empresa americana Delphi Packard, especializada em fabricar peças de reposiçao de automóveis, anunciou que fechará sua fábrica na cidade de Río Segundo, na província de Córdoba, e se estabelecerá no Brasil.

O anúncio causou preocupaçao na cidade, já que implica na demissao de 400 trabalhadores da empresa, que nos momentos de maior prosperidade chegou a ter 1,4 mil empregados.

A atividade da indústria automotiva argentina diminuiu este ano em 42% em decorrência de diversos fatores, principalmente as crescentes dificuldades para exportar para o Brasil, após a desvalorizaçao do real.

Argentina e Brasil, os dois principais sócios do Mercado Comum do Sul (Mercosul) estao negociando um acordo sobre a indústria de automóveis, que ainda nao foi fechado.

Antes da Delphi Packard, a General Motors já havia retirado sua fábrica desta província, provocando temores de que a Iveco, filial da Fiat, faça o mesmo. O presidente de Iveco, Giancarlo Boschetti, declarou nesta terça-feira que a atitude do governo de atrelar o peso ao dólar está matando a economia, que vem perdendo competitividade de forma terrível.

A situaçao da indústria automotiva em Córdoba será um dos temas que o governador da província, José Manuel de la Sota, abordará nesta quarts-feira em Buenos Aires, em um encontro com o presidente Fernando de la Rúa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;