Memória Titulo Memória - Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Calógeras: uma homenagem do Semasa
Ademir Medici
13/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A passagem do ministro João Pandiá Calógeras (Rio de Janeiro, RJ, 1870 – Petrópolis, RJ, 1934) pelo Grande ABC é citada por Roberto Simonsen no livro Calógeras Por Ele Mesmo, escrito em 1934. 

Em outro livro – Ideias Políticas de Pandiá Calógeras, organizado por Francisco Iglesias e editado pelo Senado em 1987 – a informação é que o engenheiro não apoiou a candidatura de Artur Bernardes (1922-26). Por causa disso, deixou o ministério incompatibilizado com a política de Minas Gerais, que representava na Câmara Federal. Foi perseguido pelos desafetos políticos, vigiado por esbirros policiais. Sofreu desconsiderações sucessivas. Resolveu, então, aceitar encargos no campo da indústria privada, o que explica sua vinda à região.

Calógeras foi ministro da Agricultura entre 1914 e 1915; ministro da Fazenda de 1915 a 1917. E ministro da Guerra de 1919 a 1922. Escreveu vários livros, que podem ser encontrados na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo.

No Grande ABC, o nome de Pandiá Calógeras foi dado, em 1944, à estação elevatória do serviço de águas edificada na Vila Dora, em Santo André, hoje órgão do Semasa.

AMANHÃ

Região apoia Julio Prestes

A beleza do distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, foi escolhida para o casamento de dois cantores: Amado Batista e Angra. A imprensa toda presente. Mas foi o Diário que noticiou primeiro, no dia seguinte, 12 de outubro de 1988.

A matéria é assinada pela colunista Claudete Reinhart, com fotos de Celso Lima.

Amado Batista e Angra, um show a dois

Texto: Claudete Reinhart

Um show a dois, num cenário de sonho, marcou o casamento dos cantores Amado Batista e Angra, no Sítio Meu Sonho, em Riacho Grande.

Angra chegou numa lancha todinha enfeitada de crisântemos brancos e azuis, desceu no ancoradouro, passou por um arco de flores e seguiu por uma passarela formada por crisântemos e guirlandas de cetim. No fim, chegou a uma capela especialmente armada por Sueli Rei (a responsável pela festa) e, ao som de Eu e Você (música de Amado Batista) e com cenário de fogos de artifício, os dois cantores disseram “sim”.

Angra vestiu um vestido assinado por Ana T. Boutique (modelo em estilo romântico, confeccionado em tafetá de seda pura) e estava, além de muito bonita, bastante emocionada.

Presentes à festa: Silvinha e Eduardo Araújo, Sérgio Reis e Martinha (que também funcionaram como padrinhos), os cantores Ângelo Máximo, Adriano, Marcos Roberto, César Sampaio, o radialista Eli Correia e, da região, Edna Ribas, Stella Monforte, Ana Longas, Nelson Gomes Leal (promoteur da Hipnoses, de São Caetano). A festa teve a música de Edvaldo, um tremendo organista.

Na rampa de entrada até a sede do sítio um detalhe chamava a atenção dos convidados: quase todas as árvores tinham corações brancos orlados de renda azul, com frases românticas.

Por volta das 21h30, Amado e Angra embarcaram numa limusine preta e partiram para a lua de mel no Havaí. Mas a festa só terminou à meia-noite.

Interação com Facebook

Isso é conversa de tolo

Papos de um fim de semana, na crônica de Guido Fidelis, publicada pelo Diário em 13 de outubro de 1988 e que republicamos no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 13 de outubro de 1988 – ano 31, edição 6882


Manchete – Indústria reage em São Paulo e cresce 4,3% em agosto

Celebração – A etapa brasileira da turnê que comemora 40 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Grandes nomes artísticos se apresentam em São Paulo, entre eles Sting. O chamado Show da Anistia teve concerto com os astros entoando uma canção de Bob Marley. Milton Nascimento presente.

Automóveis – Aberto o 15º Salão no Anhembi.

Saúde – Hospital Nardini, de Mauá, começa a atender portadores da Aids.

Informática – Uemura investe 45 milhões de cruzados em automatização.


Em 13 de outubro de...

1918 – O Museu Paulista (ou Museu do Ipiranga) inaugurava novas coleções de documentos e ilustrações, relembrando fatos da história de São Paulo, de 1562 ao século 18.

Vinte e seis quadros foram expostos, a óleo e a pena, focalizando aspectos da velha Capital. Entre os autores, Benedicto Calixto, J. Wast Rodrigues, Alfredo Norfini e Augusto L. de Freitas

Está exposto fac-simile de trecho da carta de Anchieta comunicando a seu provincial a fundação do colégio e missão de Piratininga, em 1554.

Affonso de E. Taunay era o diretor do Museu Paulista.

Nota – Será que entre as aquarelas de Alfredo Norfini estava o casarão do Caminho do Mar que serviu de pouso a Dom Pedro I?

n A guerra. Do noticiário do Estadão: os alemães retiraram-se desordenadamente da França

1928 – Vangelista Bazani, o Gili, nasce no Espírito Santo do Pinhal (São Paulo). Veio para Santo André em 1939. Fotógrafo e pesquisador da memória. Deixou um acervo impressionante de fotos dos pontos periféricos do Grande ABC, a partir dos anos 1940.

Santos do Dia

Eduardo (1003-1066). Rei da Inglaterra. Promoveu a paz e combateu a corrupção em seu reinado.

Celidônia

Geraldo de Aurilac

Venâncio

Bv. Alexandrina de Balasar 

Hoje

Dia do Corintiano

Dia Mundial da Visão

Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 13 de outubro:

Em São Paulo, Porto Feliz. Elevado a vila em 13 de outubro de 1797, quando se separa de Itu.

No Rio Grande do Norte, Angicos

No Rio de Janero, Carmo

No Maranhão, Graça Aranha

Em Minas Gerais, Lavras

Na Paraíba, Poço de José de Moura e Serraria

Em Santa Catarina, Porto Belo e Treze Tílias

Em Alagoas, Viçosa


Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;