Setecidades Titulo
Hospital Mário Covas pede doação de leite
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
07/12/2005 | 08:12
Compartilhar notícia


O Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, precisa de doações de leite. O estoque não está zerado, mas há dois anos se mantém no limite. O consumo mensal é de cerca de 80 litros, exatamente a quantidade que é coletada. “É raro acontecer de não ter, mas, na carência, a saída é a fórmula láctea artificial, que não é o ideal”, afirma a nutricionista e coordenadora do banco de leite, Shirlei Tessarini.

Shirlei explica que o leite é destinado principalmente aos bebês prematuros internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal. O consumo do leite é importante, segundo explica a nutricionista, pois contribui para a sobrevida dos bebês prematuros. Para esse caso específico, as mães doadoras não podem ter mais de seis meses de amamentação, pois, a partir deste período, o leite se torna inadequado. Atualmente, a coleta é realizada três vezes por semana pelo 8º Grupamento de Bombeiros, que sai com uma profissional do banco de leite. A coordenadora alerta que o período de festas de fim de ano é mais crítico, pois as doações caem até 30%. “Muita gente viaja, as mulheres se envolvem nas festas e não se atentam às doações.”

No HMU (Hospital Municipal Universitário) de São Bernardo – o outro local que coleta doações na região – não há falta de leite, apesar de doações serem bem-vindas. De acordo com Marisa da Matta Aprile, coordenadora do banco de leite do HMU, o estoque tem 300 litros e usa, em média, 90 litros por mês. Marisa atribui a quantidade satisfatória de leite em estoque à ampliação da coleta, que além do carro da Prefeitura, há 1,5 ano passou a contar também com veículos da Faculdade de Medicina do ABC, do Corpo de Bombeiros de São Bernardo e de motoboys terceirizados pe-lo hospital, com treinamento específico para a função.

Saiba mais sobre doação de leiteComo retirar

- Lavar bem as mãos, ter unhas limpas e aparadas.

- O primeiro jato deve ser desprezado, pois pode conter bactérias.

- Retirar o leite de preferência com as mãos.

- Após a primeira retirada, as seguintes devem ser colocadas, primeiro, num copo de vidro fervido por 15 minutos para, em seguida, derramá-lo no frasco que está no congelador.

Como armazenar

- Guardar o leite em frascos de vidro, com tampa plástica de rosca, como os de maionese.

- Ferver o frasco por 15 minutos e deixá-lo secar naturalmente sobre um pano limpo, com a boca voltada para baixo.

- Anotar data do primeiro dia em que foi retirado o leite.

- Dez dias após a primeira coleta, a mãe deve ligar para o banco retirar nova doação.

Onde doar

Hospital Municipal Universitário de São Bernardo

Tel. 4365-1480 (pedir setor do Banco de Leite)

Rua Bispo César D‘Corso Filho, 161, Rudge Ramos. Atendimento todos os dias, 24h. 

Hospital Estadual Mário Covas (*)

Tel. 6829-5021. Rua Doutor Henrique Calderazzo, 321, Paraíso, Santo André. Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h.

(*) Para doar ao Hospital Mário Covas, as mães não podem ter mais de seis meses de amamentação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;