Memória Titulo
A mulata do Sargentelli. Rainha de Santo André
Por Ademir Medici
11/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


"Em seu início no Brasil o Carnaval, que se originou com o entrudo português, também recebeu muitas influências das mascaradas italianas. Somente no século 20 é que a festa de Momo recebeu elementos africanos, considerados fundamentais para o seu desenvolvimento.”

Cf. Milton Parron,

projeto Memória, Band 2018.

Santo André, pré-Carnaval de 1988. O concurso para escolha da Rainha do Carnaval foi realizado no Parque Duque de Caxias, antiga Chácara da GE, hoje Parque Celso Daniel.

Participaram 21 candidatas. E a escolhida foi Glauciana Santos, 21 anos, 1,80 m, ex-mulata do Sargentelli, representante do Bloco Mocidade Verde e Branco.

O concurso foi acompanhado por 700 pessoas. E a jornalista Claudia Muller, do Diário, estava presente:

Foi o melhor nível das candidatas dos últimos tempos”, escreveu Claudia, ela a jornalista rainha do Carnaval do Grande ABC.

SÃO BERNARDO TEM CARNAVAL, SIM SENHOR...

Nas ruas, uma calma não vista nos tempos de Lauro Gomes, Aldino Pinotti e Hygino de Lima. Mas São Bernardo tem Carnaval neste ano. E é tanto Carnaval que a Folia invadirá a Quaresma.

Trata-se da exposição História do Carnaval em São Bernardo. São fotografias. Vitrines com objetos do Centro de Referência das Culturas Populares. Banners com letras de música de sambas e marchinhas. Fotos históricas digitais veiculadas em monitor.

Onde: Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua Dr. Flaquer, 26, entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Faria Lima.

O visitante verá desde os antigos bailes até os desfiles de rua. Compareçam e aproveitem para ver a nova Biblioteca Monteiro Lobato. Está linda.

Visitação: até 28 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 16h.

Hoje

Dia do Zelador

Dia Mundial do Enfermo

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 1988 – ano 30, edição 6673

Manchete – Mais gastos. Agora na imagem de Sarney (presidente da República).

Movimento sindical – Servidores estaduais decidem ir à greve.

Os 83 mil ferroviários do País decidiram retornar ao trabalho, após dez dias de paralisação.

São Bernardo – Câmara Municipal decide: Riacho Grande não pode ter cemitério.

Carnaval 88 – Clubes proíbem o fio dental e o topless.

Memória – Um Carnaval na China. Da série fotográfica do Panelinha, de Santo André; acervo: Dr. Rubens Awada.

Cultura & Lazer – História que vai além dos livros. A Livraria Teixeira, em São Paulo, faz parte da própria história paulistana com seus 111 anos e fregueses ilustres.

Em 11 de fevereiro de...

1918 – Edgard Leuenroth, jornalista, preso como autor físico e intelectual de um assalto célebre ao Moinho Santista, é lançado pelos companheiros candidato a deputado federal. O pleito estava marcado para 1º de março,

Nota – Foi uma candidatura de protesto. Leuenroth era propagandista operário, como se dizia. Formação anarquista. Hoje é nome de um centro de documentação da Unicamp que guarda jornais e outros documentos da chamada imprensa libertária.

A guerra. Do noticiário do Estadão: os preparativos da ofensiva alemã. O que dizem os jornais parisienses. Grande concentração de homens e material na frente Oeste.

1968 – News Seller, antecessor do Diário, repercute projeto do governo federal que incluía o ABC na lista das regiões consideradas de segurança nacional. Se o projeto vingasse, 230 municípios deixariam de ter eleições diretas para prefeitos e vereadores.

1973 – Emerson Fittipaldi vence a segunda prova de Fórmula 1, em Interlagos, dirigindo uma Lótus 72-D.

1978 – Prefeitura de Santo André inaugura o Pronto-Socorro de Utinga, entre as ruas Avaré e Angatuba.

Santos do Dia

Hoje a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Por 18 vezes ela apareceu a Bernadete Soubirous, na gruta de Massabielle, perto de Lourdes, na França, em 1858.

No Grande ABC temos a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Sonia Maria, em Mauá, a comunidade Nossa Senhora de Lourdes, em Tatetos, além-balsa de Riacho Grande, e a capela Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Zaíra, em Mauá.

Lúcio

Pascoal




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;