Memória Titulo
Pauta 2010: o futebol

Ao longo de 2009, não conseguimos cumprir a meta de publicar as páginas do primeiro álbum de figurinhas com equipes locais

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Ao longo de 2009, não conseguimos cumprir uma das metas da Memória, que era a de publicar as várias páginas do primeiro álbum de figurinhas com equipes locais. Publicamos algumas páginas. A meta completa fica para 2010. Mas ainda é tempo, neste crepúsculo de 2009, de focalizar o Esporte Clube Parque das Nações, um dos mais antigos clubes do Grande ABC ainda em atividade.

O EC Parque das Nações foi fundado em 7 de outubro de 1930; portanto, em outubro de 2010, estará celebrando 80 anos de fundação. Na página de hoje, a formação do quadro principal do Parque das Nações entre 1955 e 1956, com três figurinhas carimbadas: Garcia, Odair (a carimbada 46), Siqueira e Martinelli; Bonzo (carimbada 49) e Juri; Mingo, Benitez, Arlindo (carimbada 53), Lordinho e Pé Mole.

À comunidade do EC Parque das Nações fica o pedido: vamos reunir a documentação do clube para uma linda festa em outubro do ano que se aproxima.

VILA PIRES
Falamos neste ano, mas só de passagem, dos 80 anos do EC Vila Pires, outro dos nossos clubes veteranos. Está em nossa pauta para 2010 voltar ao clube e mostrar o seu ecomuseu, com imagens fotográficas, taças e troféus primorosos.

FIGURINHAS
Aos esportistas, uma dica: a revista Raízes deste mês de dezembro, lançada pela Fundação Pró-Memória, traz uma reportagem completa sobre os clubes de São Caetano focalizados no primeiro álbum de figurinhas do Grande ABC. A revista pode ser retirada de graça na Pró-Memória, que fica na Rua Augusto de Toledo, esquina com a Avenida Goiás. Mais informações: 4223-4780.

CD COM ÁLBUM
Prometemos a vários esportistas o encaminhamento de CDs com as páginas dos clubes que saíram no álbum de 1955 e 1956. Problemas técnicos impediram que todos recebessem os CDs. Mas não esquecemos da promessa. Aguardem que os CDs chegarão. O álbum de figurinhas do Grande ABC foi editado pela empresa Morcilo & Bisquolo, de São Caetano. O álbum que temos divulgado foi colecionado por Ary de Paula Batista, de Rudge Ramos, e nos foi apresentado por Angelim Bitolo e Norberto Nicoletti.

CLUBE DE XADREZ
Ainda sobre os antigos clubes de Santo André, tivemos o Clube de Xadrez, fundado pela elite da cidade em 1928 e cuja sede ficava no coração do município, como demonstra uma foto clássica a nós encaminhada pelo arquiteto Euclydes Rocco, o Tidinho.

Esta é a esquina da Rua Coronel Oliveira Lima com Rua Albuquerque Lins. A última sede do Clube de Xadrez ficava na Vila Assunção, uma verdadeira mansão. O clube já não existia mais quando suas últimas instalações foram demolidas neste ano de 2009. Ficou a história. E ficaram nomes de pioneiros como o médico Gaspar Nunes Galvão, Alfredo Flaquer Sobrinho, Paiva Azevedo, Manoel de Góes (advogado e procurador municipal), Pedro Brock e Primo Granziera.

Mas vejam esta foto dos primórdios do Clube de Xadrez. Ele tinha no nome a marca "São Bernardo", e não Santo André; e ainda havia trilhos na Oliveira Lima. No primeiro caso, São Bernardo era o nome do município. Já os trilhos, conduziam o bondinho da família Pujol até São Bernardo para divulgar Nova Petrópolis, um dos vários loteamentos urbanos abertos pela família na faixa entre São Bernardo, Santo André e São Caetano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 29 de dezembro de 1979

Alimentos - Pão pode faltar no Grande ABC.

São Bernardo - Câmara aprova redução salarial dos professores da Faculdade de Direito.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Juntas Comerciais fornecerão CGC.

EM 29 DE DEZEMBRO DE...
1969 - Faculdade Paulista de Serviço Social, extensão de São Caetano, aprova 48 candidatos nos exames vestibulares.

- Criada a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica).

MUNICÍPIO PAULISTA
Avanhandava. Criado em 29 de dezembro de 1925, quando se separou de Penápolis, do qual era distrito chamado Miguel Calmon. O nome Avanhandava significa "forte correnteza" (aba = pessoa; nhandava = que corre).

HOJE
Dia Internacional da Biodiversidade.

SANTOS DO DIA
Primiano, Segundo e Tomás Becket. O bispo Tomás Becket era da Normandia. Nasceu no ano 1117. Colocou-se ao lado dos necessitados, o que descontentou o rei Henrique II. Foi assassinado a golpes de espada quando entrava na catedral do seu país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;