Cultura & Lazer Titulo
Jazz Sinfônica faz concerto gratuito nesta segunda
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
23/02/2003 | 17:36
Compartilhar notícia


A temporada de 2003 da Orquestra Jazz Sinfônica se inicia nesta segunda-feira à noite com um interessante atrativo. O conjunto grava um CD com 18 prelúdios do compositor francês Claude Debussy (1862-1918), com orquestração de Rogério Duprat. A apresentação acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, com entrada franca.

O carioca Duprat, 70 anos, trabalha nessa orquestração inédita já há alguns anos. A iniciativa do projeto partiu de seu sobrinho, o músico Rurah Duprat, que fez parceria com a orquestra paulista.

Os prelúdios para piano de Debussy, pela Jazz Sinfônica, terão entre 2‘20” e 6‘50”, sendo o programa completo com pouco mais de 60 minutos. Entre os prelúdios estão Voiles, La Dance de Puck, La Cathedrale Engloutie, Minstrels, Feuilles, La Puerta del Vino e Feux D’Artifice.

Debussy nasceu em uma cidade próxima a Paris, Saint-Germain-En-Laye, numa família modesta e pouco musical. Mas seu dom levou-o, aos 10 anos, a ingressar no Conservatório de Paris, onde estudou composição com Guiraud. Em 1890, seus Noturnos para orquestras o colocaram como celebridade. Morreu, em decorrência de câncer, quase desconhecido e assinando “Claude Debussy, músico francês”.

Orquestra Jazz Sinfônica – Concerto. Segunda, às 20h. No Memorial da América Latina (auditório Simón Bolívar) – r. Auro Soares de Moura Andrade, 644, São Paulo. Tel.: 3823-4600. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;