Economia Titulo
BC nao acredita em volta do processo inflacionário
Do Diário do Grande ABC
29/12/1999 | 13:48
Compartilhar notícia


O Banco Central apresentou ata da última reuniao do ano do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada no último dia 15, e o relatório da inflaçao, o terceiro divulgado após a implantaçao do sistema de metas inflacionárias. O relatório de inflaçao diz que no último trimestre do ano a economia sofreu choques negativos de oferta "que nao estavam contemplados no último relatório e que mudaram de maneira importante o cenário para os próximos trimestres".

O primeiro choque apontado pelo relatório foi o prolongamento da entressafra de produtos agropecuários em algumas regioes do País, "com efeitos maiores do que os esperados no último relatório". O segundo choque foi o aumento do álcool combustível, decorrente da alta internacional do açúcar. "A elevaçao do preço do álcool também provocou indiretamente o aumento da gasolina".

O terceiro, foi o fim da reduçao do IPI sobre a venda dos carros novos, resultado da nao renovaçao do acordo entre montadoras e fabricantes de veículos. "O aumento do imposto foi repassado para seus preços que subiram em outubro", diz o relatório. Ele ressalta ainda que "pela natureza desses fatos observados, seus efeitos sobre a inflaçao deverao ser apenas temporários. Isso significa que nao existe recrudescimento do processo inflacionário. Este diagnóstico já pôde ser confirmado em novembro, cuja inflaçao (0,95%) apresentou queda em relaçao a de outubro. Espera-se que a inflaçao seja ainda menor, porque os efeitos desses choques estarao sendo dissipados", informa o relatório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;