Internacional Titulo
Ataque suicida mata 4 soldados americanos no Iraque
Do Diário OnLine
29/03/2003 | 21:41
Compartilhar notícia


Um carro-bomba explodiu neste sábado perto de um posto de controle do Exército dos Estados Unidos na cidade de Najaf, região central do Iraque, deixando quatro soldados norte-americanos mortos. O presidente Saddam Hussein condecorou o autor do ataque suicida com duas medalhas de honra póstumas, segundo informações da televisão estatal iraquiana.

A explosão ocorreu depois que um táxi parou perto de um posto de controle do Exército em uma rodovia ao norte de Najaf. O motorista acenou e, quando os cinco soldados se aproximaram do carro, ele explodiu.

O vice-presidente iraquiano, Taha Yassin Ramadan, disse, em entrevista coletiva, que o atentado é "apenas o começo" de uma onda de ataques do gênero contras as forças anglo-americanas. Segundo ele, "todos os métodos para matar ou parar o inimigo serão usados".

A emissora do Iraque identificou o autor do atentado como o oficial do Exército iraquiano Ali Hammadi al-Namani e disse que seu objetivo foi "dar uma lição" às tropas americanas. "Ele quis dar uma lição nos invasores, seguindo o exemplo dos combatentes palestinos da liberdade, autores de atentados suicidas", afirmou a TV.

Ramadan avisou ainda que seu país poderá "dispor de um mártir suicida com capacidade para matar 5 mil pessoas em uma única missão". Caso queiram impedir novos ataques como este, segundo o vice-presidente, os Estados Unidos e seus aliados têm apenas uma opção: "Arrumar as malas e nos deixar em paz".

Como resposta às declarações de Ramadan, o general norte-americano Victor Renaur classificou o atentado como o "símbolo de uma organização que está começando a ficar desesperada".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;