Economia Titulo
Compra parcelada é opção de 72,5% na baixa renda
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
20/11/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Uma pesquisa do Provar (Programa de Administração do Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração) aponta que o consumidor gosta de parcelar. O estudo, feito em parceria com a consultoria Canal Varejo, mostra que 72,5% dos compradores de baixa renda preferem dividir o pagamento em prestações.

Ao mesmo tempo, 56,2% dos entrevistados dizem estar comprometidos em mais de uma linha de crédito.

À primeira vista, esses dados poderiar dar um indicativo de que o brasileiro está se enforcando com as próprias dívidas. A coordenadora de Pesquisa da Canal Varejo, Patrícia Vance, explica que é justamente o contrário. “O consumidor está começando a lidar melhor com o parcelamento. A tendência é que o crédito faça parte do orçamento do brasileiro”, diz.

Para ela, o parcelamento é um sinal positivo. “Nas economias desenvolvidas também há essa tendência de parcelamento. Em uma sociedade consumista, antecipar as compras é algo natural”, conta Patrícia.

“A única crítica que se faz no País é sobre os juros, que ainda estão elevados”, lembra a economista. De fato, 38,6% dos entrevistados disseram que esse era o maior empecilho a novas compras.

“O varejo e as financeiras embutem o risco do créditodentro da taxa de juros. Por isso mesmo é mais difícil essa bolha de crédito estourar, como dizem alguns analistas. Todos estão se preparando melhor”, diz Patrícia.

Hábitos de compra - A pesquisa do Provar/FIA também oferece uma luz sobre o cotidiano de consumo da baixa renda. E, mais do que nunca, o fim de semana mostra que realmente é o melhor período para o varejo. Não só 60,29% dos entrevistados dizem ir ao supermercado aos sábados e domingos, como também 57,35% preferem comprar vestuário nesses dias.

“O público de baixa renda geralmente trabalha por muitas horas e longe de casa. Assim, se perde um tempo grande durante a semana. Com essa falta de disponibilidade de tempo, sobra só o fim de semana para as compras”, explica Patrícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;