Setecidades Titulo
Casa abandonada na Palmares atrai ratos grandes como gatos
Por Vanessa Selicano
Do Diário do Grande ABC
20/11/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


A família da empregada doméstica Rosilda Tereza da Silva, 55 anos, abre a janela à noite apenas para ver o espetáculo da travessia dos ratos. “São tantos enfileirados, escalando janelas e subindo canos que é até interessante de olhar”, lamentou.

Rosilda mora na Praça Tangará, na Vila Palmares, em Santo André, ao lado de uma casa abandonada. Sem telhados e com muito lixo de entulhos e objetos esquecidos pelos antigos moradores, os ratos que infestam o bairro dividem espaço com uma moradora esquecida pela família.

Neide Helena do Carmo Bofe, 49 anos, diz que está lá há 26 anos. Há dois meses sua enteada mudou-se com os outros moradores, mas ela resolveu ficar, vivendo sobre os escombros. “Ninguém vai me tirar daqui enquanto não pagar meus direitos”, reclama, sem saber que a propriedade já foi vendida.

Alcoólatra, ela diz que se acostumou aos ratos que passam pelo seu corpo. Nos quartos abandonados, os bichos deixam seus sinais no colchão roído, na quantidade de fezes e no cheiro forte de urina que preenche o quarto de Neide.

Os vizinhos criaram formas diversas de se ver livre das ratazanas. Na padaria ao lado, foram instaladas telas nas portas e janelas. A dona do bar próximo comprou um gato para intimidá-los. “Os ratos são quase do tamanho dele, mas o felino tem ajudado bastante”, contou a proprietária Eunice Vieira, 44 anos. Já os moradores optaram por panos nas frestas.

“Essa infestações de ratos é um problema de saúde pública. Estamos expostos a diversos tipos de doenças”, advertiu Rosilda.

A Prefeitura informou que enviará um agente da Vigilância Sanitária ao local amanhã para averiguar a situação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;