Política Titulo Processo
MP avança inquérito sobre uso de servidores pró-Dilma

Promotoria pede nomes de funcionários que deixaram expediente em S.Bernardo para pedir votos

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
21/07/2017 | 07:10
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Promotoria de Justiça de São Bernardo deu prosseguimento ao inquérito que investiga o uso de servidores comissionados do governo Luiz Marinho (PT), em horário de expediente, para pedir votos à presidente Dilma Rousseff (PT) e aos candidatos a deputado indicados pelo prefeito na eleição de 2014.

Em seu despacho, a promotora substituta Maria Cecília Alfieri Nacle solicitou ao vereador Julinho Fuzari (PPS), autor da ação, que envie os nomes de funcionários comissionados que aparecem em fotos de reportagens do Diário que mostravam apadrinhados de Marinho deixando postos de trabalho para engrossar campanhas eleitorais. O próprio ex-prefeito foi flagrado diversas vezes em atividades eleitorais, durante expediente.

“A promotora me pediu para enviar os nomes dos funcionários em 15 dias. Estou levantando aqueles que aparecem nas fotos para responder ao Ministério Público”, pontuou o parlamentar. Além da solicitação para Fuzari, o MP já teria ouvido, na condição de testemunha, a ex-chefe de Gabinete de Marinho Teresa Santos.

A abertura de inquérito indica que o MP detectou princípio de irregularidades e, caso confirme as ilegalidades, pode propor ação civil pública à Justiça, enquadrando o prefeito em crime de improbidade administrativa, resultando até em inelegibilidade.

Na primeira etapa da investigação, o MP solicitou à Prefeitura de São Bernardo planilha com nomes e cargos dos comissionados do Paço entre 2014 e 2015, além de defesa das acusações sofridas. Há também menções específicas às então secretárias de Educação, Cleuza Repulho (PT), e de Planejamento e Orçamento Participativo, a primeira-dama Nilza de Oliveira (PT).

Em 2014, o Diário mostrou que Nilza enviou e-mail alterando escalas de fim de semana e de férias de servidores comissionados para que eles saíssem às ruas e pedissem votos para Dilma.

No mesmo ano, servidores públicos da Secretaria de Finanças, à época comandada por Alexandre Sobreira Cialdini, e das diretorias de compras e almoxarifado foram instruídos a dedicar o horário de almoço para fazer campanha para a ex-presidente Dilma Rousseff, que tentava a reeleição.

Na ocasião, os funcionários empunharam bandeiras com o nome da petista e distribuíram santinhos no semáforo da Avenida Senador Vergueiro, altura do número 2.140, no entroncamento da Avenida Kennedy, no Jardim do Mar.

Alguns servidores, inclusive, se esqueceram de retirar o crachá funcional da Prefeitura. O local da panfletagem fica a poucos metros da sede da Secretaria de Finanças, situada na Avenida Kennedy, 1.058. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;