Turismo Titulo Itália
Itália também tem o mercado dela

Mercado Central em Florença é dono de bela arquitetura e oferta variedade de produtos regionais

Por Vinícius Castelli
24/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Vinicius Castelli/DGABC


Tradicional por seus queijos, embutidos, vinhos e azeites, para falar apenas de algumas delícias, a Itália também tem seus lugares de prazer gastronômico. Um deles está em Florença, capital da Toscana. É o Mercato Centrale Firenze (Mercado Central Florença).

Inaugurado em 1874 é grandioso na parte externa por conta de seus arcos e colunas. A parte interna não deixa por menos. Cercado por grandes janelas, tem bastante claridade, pé direito alto e muita elegância. A arquiteura é assinada por ninguém menos que Giuseppe Mengoni, o mesmo da Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão.

Bancas de peixe, queijos da região e de toda a Itália. Até carne de javali e de coelho podem ser compradas. Salames de todos os tipos, presuntos, massas frescas – uma mais linda do que a outra – ilustram as bancas do espaço. Frutas, legumes, verduras, linguiças e azeites fecham com chave de ouro a sacola de compras.

Em 2014 foi inaugurado um segundo piso com diversas opções de gastronomia. Boa pedida para quem quiser provar comida típica da região. Loja de vinhos também é opção no local. Até uma cozinha de gastronomia coube no novo espaço. O passeio, não precisa nem dizer, vale até para quem não quiser comprar nada (www.mercatocentrale.it).

Visite os mercados de Montevidéu e Barcelona
Em vários lugares do mundo os mercadões atraem turistas. Em Montevidéu, no Uruguai, a grande estrela gastronômica leva o nome de Mercado Del Puerto (www.mercadodelpuerto.com.uy). Muita gente, aliás, visita o país por conta do espaço que tem jeitão de antiga estação ferroviária. E não é exagero. O motivo das pessoas desejaram tanto passear pelo mercado uruguaio, cujo prédio é de 1868, já se sente na porta: o cheiro dos mais variados tipos de carnes. Além de vender os típicos produtos dos grandes mercadões, muitas tendas tem parilla para fazer a tradicional parrillada. Trata-se de travessa com todos os tipos de carnes possíveis. Peça o prato e não esqueça de encher de molho chimichurri.

Também é impossível andar por Les Rambles, no coração de Barcelona, Espanha, e não entrar no Mercat de La Boqueria (www.boqueria.info). Ele nasceu no século 17, como espécie de feira ambulante catalã e hoje é considerado um dos mercados mais importantes do mundo. Embora os carros-chefes sejam os peixes e frutos do mar, a quantidade de frutas, temperos, especiarias, embutidos – dá-lhe jámon – é imensa e de um aroma inebriante. Quem nunca teve a chance de provar o açafrão original, lá um punhado, que equivale a uma colher de chá, pode ser comprado por 6 euros. Se quiser dar pausa para almoçar, vale investir no menu del dia, que equivale ao PF (Prato Feito) brasileiro, tanto na qualidade quanto no valor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;